Encontro de Livreiros: Companhia das Letras

by - março 24, 2016


Oi, gente!

Vim aqui contar um pouquinho sobre o Encontro de Livreiros da Companhia das Letras, que rolou essa semana, lá no Unibes Cultural, em São Paulo. O evento começou com um café da manhã super gostoso, com salada de frutas, tapioca, bolo e suco. Foi um tempinho bom para conversar e trocar ideia com outros convidados do evento. 

Depois, já no auditório, tivemos uma apresentação por Luiz Schwarcz, que fundou a editora há 30 anos atrás. Foi interessante ver sua trajetória, e legal descobrir que, de início, ele nunca imaginou que a Companhia das Letras teria o tamanho que tem hoje!

Luiz Schwarcz apresentando a editora

Então, tivemos uma apresentação dos lançamentos do ano de forma bastante inesperada! Os livros seriam apresentados por diferentes pessoas e em diferentes categorias, como se fosse um Oscar da literatura! Ao invés de selecionar o melhor naquela categoria, porém, seria feito um sorteio em que um dos convidados ganharia um kit de livros ou outros tipos de brindes - que variavam de um mapa astral, uma cafeteira a um vale autógrafo!Achei super divertido o formato! 

As categorias foram ficção; memória; livros para resolver sua vida; poesia, não ficção; juvenil; romance; e influenciadores. Eu já posso adiantar que vão ter muitos lançamentos ótimos vindo por aí! Vou falar um pouquinho sobre os lançamentos que mais me chamaram a atenção. 

Os autores Julian Fuks e Joca Terron comentando sobre seus livros e inspirações

Na categoria de ficção, darei destaque para os autores brasileiros que estavam presente no evento, Julian Fuks e Joca Terron. Ambos lançarão livros que tiveram como principal inspiração a própria vida deles. A Resistência, de Julian Fuks, vai contar a jornada do protagonista para descobrir se seu irmão adotivo, nascido na Argentina, tinha, ou não, sido um dos bebês desaparecidos durante a ditadura no país. Já Noite Dentro da Noite, de Joca Terron, conta a história de um menino que sofreu um acidente, quando criança, e perdeu parte da memória, começando a questionar se seu passado é mesmo aquele contado pelos parentes. Nessa categoria, serão lançados outros livros incríveis, como Mr. Mercedes, de Stephen King; e Cidade em chamas, que conta de modo inovador a origem do movimento punk.

Na categoria memória, o livro que mais me chamou a atenção foi o Para poder Viver, de Yeonmi Park, uma norte coreana que fugiu do país e hoje é ativista de direitos humanos. Hoje com 22 anos, a garota sem dúvidas já passou por muito mais do que muitos passarão durante a vida inteira.


Na categoria Livros para resolver sua vida, temos vários livros legais sobre comida, organização, astrologia e produtividade. Me interessei mais por Menos é mais, que ensina o leitor a se organizar de modo minimalista, de modo que me lembrou um pouco a técnica de Marie Kondo.

A categoria não ficção, por sua vez, vai lançar o livro da autora que recebeu o prêmio Nobel de literatura em 2015, Vozes de Chernobyl, e parece ser um registro interessante do acidente nuclear e das consequências que o acidente deixou para a população que lá vivia. 

Outro que parece ser bem interessante, principalmente para quem sonha em ser dono do próprio negócio, é Nasce um empreendedor, de Bob Wollheim e Dony de Nuccio, que tem várias dicas legais para quem quiser empreender. Achei muito legal a presença de Dony. Ele é jornalista da Globo News, e encontro tempo, no meio dessa bagunça política em que nos encontramos, de ir para o encontro, mesmo tendo se apresentado no jornal menos de uma hora antes e com passagem para acompanhar os acontecimentos no Rio de Janeiro pouco tempo depois.

O jornalista Dony de Nuccio e Bob Wollheim comentando sobre o livro para quem sonha em empreender

É claro que eu não poderia deixar de falar da minha categoria favorita: a Juvenil, muito bem representada pela Editora Seguinte. Os fãs de Kiera Cass podem ficar felizes esse ano, já que teremos o último livro da série A Seleção e já foi lançado esse ano o primeiro livro da autora, A Sereia! E para quem gosta de distopias, não tem descanso: já foi lançada a continuação de A Rainha Vermelha e, em breve, para quem gostou desse livro, será lançado A Rebelde do Deserto (que em breve receberá resenha aqui no blog!). Outro que me interessou bastante, e acho que pega bem o público que se apaixonou por livros como Os Bons Segredos, Carta de Amor aos Mortos e Mentirosos, é A Estrada Jellicoe!

Para os fãs de romance e de livros eróticos, finalmente chegará o tão esperado quinto volume da série Crossfire, da Sylvia Day! O livro, Todo Seu, será o último da série e tenho certeza que vai conquistar o coração de muita gente por aí! Outro livro que as editoras se apaixonaram e deixaram boa parte dos convidados com água na boca é O Acordo, de Elle Kennedy - eu sei que eu estou curiosa para saber como será a história!

Os Youtubers PC Siqueira e Jout Jout comentam sobre inspirações para os livros

Agora vou falar o que todos devem estar super curiosos para saber! A Companhia das Letras está apostado, como muitas outras editoras, em Youtubers para serem novos autores! Os dois convidados para a categoria de Influenciadores foram PC Siqueira e Jout Jout

Ele vai escrever um livro em parceria com o jornalista Alexandre Matias. O Youtuber conta que entrou em uma crise quando nos últimos anos pensando se ele seria mesmo apenas um youtuber. Por isso, quis expandir sua atuação e convidou o jornalista para escrever o seu livro. Já Jout Jout, que é formada em jornalismo, decidiu escrever um livro sobre crises. Até ontem era segredo, mas agora que o Estadão publicou a notícia, imagino que já posso comentar com vocês!

O livro, Tá todo mundo mal, será lançado em maio deste ano. Ela vai usar o conteúdo com o qual fez sucesso no YouTube e transformar em livro, mas, é claro, com novidades no meio das páginas. Muito engraçada, ela comentou sobre o medo que ela tem que os outros leiam o que ela escreve e disse se inspirar em dois livros: "A Solidão dos números primos", que leu na adolescência, e "Meu pescoço é um horror", que a acalmou em momentos de crise enquanto escrevia seu livro.

Brindes lindos recebidos pelos convidados do evento 

Todos os convidados levaram para casa uma ecobag com os livros 58 listas, da colunista do BuzzFeed Manuela Barem, que também esteve presente no encontro; Linha M, lançamento de Patti Smith; e a prova antecipada de A Rebelde do Deserto. Também recebemos uma revista com os lançamentos que nos mostraram no encontro e outra com os Best-Sellers da editora, além de um livreto de Cidade em Chamas, alguns marcadores de livro e bottons! 

Fiquei muito feliz de ser convidada para esse evento incrível e espero que vocês tenham gostado do que vem por aí pela Companhia das Letras! Difícil é não se apaixonar pela editora!

Leia também

12 comentários!

  1. Olá :D
    Que evento MARAVILHOSO ein? Bem interessante os lançamentos que estão por vim <3 Vou ficar de olho.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elileudo, o evento foi mesmo muito bom <3
      Tenho certeza que os lançamentos vão te conquistar :)
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá!
    Mulher, que evento bacana , percebemos o carinho da editora com os parceiros.
    Muitas novidades, e nossa o último livro da Seleção ♥ morrendo aqui!!
    Estou curiosa com o livro da Jout Jout, unica youtuber que tenho interesse rs'
    Adorei saber das novidades, bora juntar um dinheirinho!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  3. eu amo o catálogo da editora, mas o que menos curto é da Seguinte xD
    tô muito ansiosa pra ler Linha M, adoro Patti Smith <3
    confesso que queria muito um evento deles aqui em PE. Eu daria um jeito de ir, claro. É uma de minhas editoras preferidas... e tô por dentro de alguns desses lançamentos, esperando ansiosa pra fazer a leitura deles...
    bjs...

    ResponderExcluir
  4. Oiiii, tudo bem?
    Eu nunca fui em um evento assim porque moro no Sul e aqui nunca tem :( Eu fiquei muito feliz por tu ter recebido este convite e confesso que me apaixonei pelos mimos que recebeu.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    Que evento INCRÍVEL!
    Muita coisa bacana e adorei o jeito quase oscar da literatura de apresentar os lançamentos. ^^

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  6. Nossa!!!!! O evento parece mesmo ter sido ótimo, quantas novidades!!! Fiquei bem curiosa com "Noite dentro da noite"!
    Parabéns pelo post!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, que evento incrível, adorei o post!
    Aguarda resenhas ;)

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  8. Oie.
    Só consigo dizer: Uau!
    Eu nunca fui em um evento de editora, nem autor, nem nada.
    É um sonho em construção.
    Tem muita coisa boa mesmo vindo por aí e eu não sabia que a Companhia tinha 30 anos!
    Achei legal também a dinâmica de apresentação como Oscar.
    Muitos me chamaram atenção, se eu for citar vou fazer um texto como o seu, kkkk.
    Mas aguardo as suas resenhas, espero que venha vários desses lançamentos pra ti.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Hello!
    Que bacana um Encontro de Livreiros da Companhia das Letras!
    Adoro a editora e não sabia que ela promovia esse tipo de encontro.
    Gostei da ideia do livro Menos é mais, vou procurar saber mais mesmo, gosto de me organizar de modo minimalista.
    Fiquei interessada em A Estrada Jellicoe tb.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  10. Oiee,
    Esse vento parece ser O EVENTO.
    Adoraria que houvessem eventos assim aqui onde eu moro, mas infelizmente não há.
    Menos é Mais é o lema da Bauhaus e consequentemente o lema do meu curso de design, super me identifiquei com isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro que fiz um trabalho sobre Bauhaus durante o colégio e tinha adorado! Muito legal que seu curso tem relação com eles! :D
      Beijos!

      Excluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons