Como eu era antes de você

by - março 22, 2016

Nome: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320

"Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível."

Louisa Clark, de 26 anos, tem uma vida tranquila e pacata em uma cidadezinha no interior da Inglaterra. Ela trabalha há anos em um café - e, por gostar do trabalho, não tem muita vontade de sair de lá; namora Patrick por um bom tempo - mesmo que o namoro seja mais por comodismo do que realmente por amor; e vive na casa dos pais, com sua irmã prodígio, Treena, seu sobrinho Thomas e seu avô. Ela está satisfeita com sua vida do jeito que é, e não tem nenhum plano para mudar.

Porém, mudanças sempre aparecem do modo mais inesperado - e, de um dia para o outro, Lou se vê sem emprego. Após diversas tentativas e entrevistas, ela encontra uma vaga ótima, mesmo que temporária: procuravam uma cuidadora para um tetraplégico, pagando um salário muito acima do normal. Mesmo sem nenhuma experiência, Lou é aprovada para a vaga.

Mas, em uma semana de trabalho, ela acha aquele emprego insuportável. O tetraplégico em questão é Will Traynor, que está há 2 anos em uma cadeira de rodas, é sarcástico, mal humorado e não se preocupa em tratar os outros bem. Antes do acidente que tirou seus movimentos, ele era uma pessoa bem ativa - praticava esportes radicais, tinha várias namoradas e era CEO de uma grande empresa em Londres. Era realmente difícil para ele ter que depender dos outros para viver, ainda mais na cidadezinha sem graça em que cresceu.

Durante seu contrato, Lou decide mostrar para seu novo patrão que há motivos para viver. E isso faz com que ela saia de sua zona de conforto e realmente viva, tendo os melhores 6 meses de sua vida.


A narrativa é feita, em sua maior parte, por Lou, mas também há capítulos narrados por outros personagens - como Treena, a irmã prodígio de Lou; ou pela Sra. Traynor, a mãe de Will. 

Lou é realmente uma pessoa peculiar, tanto em sua personalidade quanto em seu modo de vestir. É muito interessante ver a mudança de sua visão de mundo. A Lou de antes, limitada à uma vida simples, sem muita ambição e sem planos para o futuro, já não existe mais. Will também mudou durante a narrativa - é claro o quanto ele relaxou e conseguiu aproveitar mais a vida durante o período em que teve Lou como cuidadora .

Eu gostei muito do livro. Jojo Moyes consegue discutir um assunto complexo - o suicídio assistido - de maneira incrível e relativamente leve, mas sempre com a carga emocional no ponto certo. Ao longo do livro, nós sorrimos, rimos e também ficamos com lágrimas nos olhos. Vale mesmo a pena ler!

Leia também

9 comentários!

  1. Oie.
    Eu e minha mãe quase choramos todas as vezes que assistimos ao trailer.
    Queremos muito ler esse e a sequencia.
    E estou morrendo de vontade de ter uma meia de abelha. <3
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá, esse livro está virando uma febre depois que saiu o trailer da adaptação, já vi diversas resenhas por ai a fora.
    Estou bem curiosa quanto a ela, não li nada da autora e pretendo ler em breve, mas terei que comprar um novo livro, pois o que eu tinha, dei pra uma amiga que queria muito, kkkk

    Super beijo
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  3. Não vejo a hora de ler este livro, e pretendo ler antes do filme. A Jojo tem uma forma de escrever e tratar de assuntos mais sérios de uma forma que prende e emociona.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    É uma resenha mais linda que a outra que ando endo nos blogs. Comecei a ler o livro e sei que vou chorar muito.
    Depois volto para contar o que achei.
    Beijos lindona.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar muitooooooooo do livro e confesso que nunca me empolguei muito pela leitura.
    Talvez algo que tenha me dado vontade de ler o livro foi o trailer que me deixou com olhos nas minha lágrimas.
    Tenho medo desse tipo de livro desde que me decepcionei com A culpa é das estrelas, quem sabe mais para a frente eu dê uma chance.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esse livro e quero muito ler, mas todas que vez que pego, acho que não to no pique, quero ler com calma para saber se Jojo é boa mesmo.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu adoro essa autora e acho que esse foi o melhor romance dela.
    Eu sou suspeita para falar porque realmente amei o livro e ele se tornou um dos meus favoritos!
    O modo como Lou conduz os cuidados com o Will nos revela que ela realmente não tem qualquer experiência como cuidadora mas, dando o seu melhor a cada dia, envolve o leitor com doses de tristeza e paixão, de forma que parece que o mundo deles fica mais colorido a partir desse momento!
    O tema é realmente pesado, muita gente não gosta dessa escolha de Will, mas tentei me colocar no lugar dele, sem julgamentos.
    Adorei as fotos que você fez, super criativas!
    Já estou mega ansiosa pelo filme e você? E quanto ao segundo livro, está animada para ler?

    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla!
      Fico feliz que você tenha gostado das fotos :)

      Eu também gostei muito do livro e também tentei me colocar no lugar de Will quanto à sua escolha. Realmente deve ser difícil aceitar quando alguém tão próximo decide pelo suicídio assistido e, sem dúvidas, eu tentaria de tudo para fazer a pessoa mudar de ideia!

      Eu li o livro depois de ter visto o trailer e, posso afirmar que ele já me animou demais! Eu quero ver assim que lançar!

      Quanto ao segundo livro, eu já li! Daqui a pouco vou postar a resenha aqui no blog comentando o que eu achei! :)

      Beijos!

      Excluir
  8. Hello tudo bem, eu gostei do livro, a primeira vez que li fiquei em choque, quando soube que sairia a adaptação reli e consegui ver de um outro panorama! A escrita dela é sucinta e os personagens cativantes. Bjkas

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons