Os Bons Segredos

by - dezembro 09, 2015

Nome: Os Bons Segredos
Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Páginas: 408

Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, Peyton. Quando ele estava por perto, toda a atenção se voltava para ele. Ele entrou na adolescência já dando problemas: se envolveu com bebidas e drogas, fazendo com que os pais, preocupados, dessem ainda mais atenção para ele. Uma noite, Peyton se envolve em um acidente trágico, em que, bêbado, deixou um garoto paraplégico e, como consequência, é preso.

Para fugir da sombra do irmão mais velho, Sydney decide mudar de escola. Ela carrega sozinha a culpa pelo acidente provocado pelo irmão. Seus pais insistem que Peyton é apenas uma vítima, e se recusam a reconhecer seu erro.


Tal é a atenção em Peyton que eles permitem que Ames, um dos melhores amigos do garoto, fique o tempo todo ao lado de Sydney, sem perceber o que a garota realmente acha dele. Ames tem um ar sombrio, assusta Sydney com sua intimidade, mas aos olhos de seus pais ele é um bom amigo e ótima companhia para a família. Na cegueira dos pais por Peyton, não conseguem ver a ameaça que Ames é para Sydney.

Na nova escola, Sydney é acolhida pelos Chatam. Eles são uma família bem diferente da dela. Layla, que em pouco tempo se torna a melhor amiga de Sydney, é viciada em batata-fritas (de verdade), pirulitos, ama ler romances melosos e manuais de instrução. Mac, o irmão dela, é super inteligente e estudioso, e está sempre com algum petisco saudável e sem graça nas mãos. A família é proprietária da Seaside, uma pizzaria que faz entregas e que tem uma pizza deliciosa! 

A família, apesar de acolhedora, também tem complicações: a Sra. Chatam tem esclerose, o que faz com que toda a família se reveze para cuidar dela; e a irmã mais velha, Rosie, também teve problemas com drogas, por conta da pressão que sofria por conta da patinação profissional. Além dos Chatam, Sydney também faz amizade com Chuck, um garoto egocêntrico mas divertido, que faz de tudo para sua banda - da qual Mac faz parte -; e Irv, um garoto alto, grande, que está sempre comendo.

Sydney finalmente se sente uma pessoa por si só, sem viver como uma sombra do irmão. Seus novos amigos completam os seus dias, fazendo finalmente ela se sentir única. Quando chega em casa, porém, a garota é invadida pela solidão, já que seus pais dedicam quase todo seu tempo no filho preso.


Até então, ainda não tinha livro nada da Sarah Dessen e, posso dizer, ela não me decepcionou. A autora é uma best seller de Young Adults lá fora, e não é a toa que é tão querida pelos leitores. Ela consegue narrar de forma envolvente e colocar temas delicados de modo que eles são.

O livro mostra como a amizade é importante para todos. Ter um amigo de verdade faz com que você não se sinta sozinho nos momentos de mais dificuldade. Sydney, por meio de seus novos amigos, descobre a sua própria identidade, descobre quem realmente é.

Os personagens são super construídos. Todos tiveram uma história de vida difícil e conseguem lidar com isso de sua própria maneira. Cada um deles, em especial Sydney, Layla e Mac, conseguiram me conquistar facilmente.

Leia também

10 comentários!

  1. Fazia tempo que eu não lia uma resenha e ficava com TANTA vontade de comprar o livro e ler o mais rápido possível! Adorei a história, parece ser muito boa! E essa capa também é muito bonita! Ótima resenha (:

    Beijos
    Meu Conto de Fada

    ResponderExcluir
  2. Oh!!
    Também nunca tinha visto nenhum livro dessa autora, mas fiquei muito interessada nesse livro, a história parece ser bem legal e interessante!
    Parabéns pela resenha

    Beijos
    Viviana
    devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Fiz um resenha sobre o livro dela ontem e menina acho que fui a unica que não amou esse livro, eu achei ele bom, mas só isso nada impactante ou que tenha me feito apaixonar pela historia.

    http://coisasdemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conhecia esse livro! :D

    Amei sua resenha, vou por na minha lista de desejados. :D
    Beijos
    modaeeu.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ola lindona a premissa em si não me chamou tanta atenção, e mesmo com sua ótima resenha e elogios a escrita da autora, dessa vez vou deixar a dica para ler em outro momento. Gostei da mensagem sobre as amizades no livro, elas são essenciais para enfrentarmos certas fases de nossas vidas. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Andrea!
    Quero muito ler esse livro! A história parece ser ótima e a Sarah escreve muito bem! Fico feliz que tenha superado expectativas. Adorei a resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Oiiie
    Já tenho o livro e estou louca para ler, espero amar pois curto muito a autora e essa capa está linda, além de ter curtido muito esse enredo. linda resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Vou ler esse livro em breve e estou com boas expectativas em relação a ele. A narrativa parece ter personagens bem elaborados e interessantes. Já tive uma experiência com a escrita da autora e gostei bastante.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá.... eu estou extremamente curiosa pela leitura deste livro, porque Just Listen da autora e curti a leitura... parece que os personagens são bem construídos e a história bem desenvolvida. Curti saber um pouco mais dela através de sua resenha... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adoro histórias com personagens bem construídos e gosto muito desses dramas familiares que por vezes nos faz refletir. Não deve ser nada fácil para Sidney viver a sombra de seu irmão mais velho. Com certeza deve ser algo difícil de assimilar. E verdadeiras amizade sempre são um porto seguro na hora da necessidade. Quero muito ler esse livro.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons