A Mágica da Arrumação

by - fevereiro 14, 2016

Nome: A Mágica da Arrumação
Autora: Marie Kondo
Editora: Sextante
Páginas: 160


Eu sou uma pessoa relativamente organizada em praticamente tudo, com exceção do meu quarto. Eu não entendo o motivo, mas eu sempre estou arrumando, organizando e reorganizando o tempo todo e nunca está arrumado. 

Por isso, quando vi o método KonMarie, da japonesa Marie Kondo, fiquei surpresa. Seu método é simples e baseado em sentimentos: "esse objeto me traz alegria?". É difícil encontrar um método tão subjetivo, mas, ao mesmo tempo, é fácil escolher quais objetos eu preciso descartar pensando na alegria que esse objeto me traz.

De acordo com Kondo, o método, além de te deixar uma pessoa mais organizada, também te ajuda a se conhecer melhor. Afinal, quando sua casa está arrumada, sua vida tende a ficar mais leve! Em seu livro, ela dá exemplos de alguns clientes que realmente transformaram suas vidas depois de terem descartado e organizado seus pertences: decidiram cortar amizades, mudar de emprego, emagrecer e até terminar relacionamentos, ao decidir que aquilo não era o que realmente queriam.


O livro primeiro explica o método, depois mostra qual é a melhor ordem para descartar aqueles pertences que não te deixam mais feliz e, por fim, ensina como é a melhor forma de organizar tudo de volta, de modo que as coisas nunca mais ficarão bagunçadas de novo.

Uma das regras de Kondo é fazer tudo de uma vez, já que, segundo ela, se você arrumar tudo aos pouquinhos, você vai acabar arrumando todos os dias. O importante é manter as coisas organizadas e, para isso, você precisa fazer uma arrumação para que todos os seus pertences tenham lugar certo.

Eu consegui aplicar bem as regras de Kondo, principalmente para minhas roupas. Percebi que meu guarda-roupas estava lotado de peças que eu já não usava há anos e outras que tinha, mas não gostava de usar. Doei boa parte das minhas roupas, alguns livros e outros objetos, e tenho certeza que elas farão outras pessoas felizes! Agora só preciso manter o que eu já fiz - espero que consiga manter!

Mas preciso dar um aviso: só aplique esse método se estiver com disposição de eliminar os seus pertences. E, é claro, apesar de Kondo dar a entender que se deve jogar fora as coisas, lembre-se que ela mora no Japão - e lá, tudo que é jogado fora é reaproveitado. Então, se resolver que descartar seus pertences para ajudar na organização é para você, não esqueça de doar tudo para quem realmente precisa!

Leia também

7 comentários!

  1. Já pensei em dar para minhas irmãs para ver se elas melhoram, porque são umas bagunceiras...
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Oii
    Estou precisando de um livro assim kkkkkkkkkkkkk porque né, vivo bagunçando, arrumo todas as coisas, não dá um dia no outro está desarrumado.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. apesar de nao curtir esse gênero de livro, acho que daria uma lida nele pelo fato de tentar organizar minhas coisas utilizando algumas de suas dicas...
    quem sabe? se conseguir o livro, lerei ^^
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi!!!

    Tenho o mesmo problema que você: me acho organizada, mas meu quarto está sempre bagunçado. Esse com certeza é um livro que gostaria de entender e ler, entretanto sou apegada as minhas coisas materiais e essa parte seria difícil de conseguir fazer.


    beijos1

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Tenho muita vontade de conferir essa obra.
    Sou um pouquinho desorganizada, mas sempre tento me desapegar de algumas roupas e sapatos e doar para quem precisa mais. Talvez esse livro possa me ajudar com a organização da minha casa né.
    Adorei a sua resenha.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, acho q temática dessa obra bem interessante, adorei sua resenha :)

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Eu li esse livro e achei que as dicas dela são até mais legais, mas achei que ela era meio repetitiva, sabe? Eu preciso conseguir aplicar as regras dela ao meu guarda roupas, porque sei que tenho muitas peças que eu não uso
    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons