24 de abril de 2017

Top 04: Inteligência Artificial

O futuro está cada vez mais próximo. Mas nos filmes, já está aqui! Por isso, resolvi trazer hoje um Top 05 com alguns filmes que mostram um pouco sobre a inteligência artificial - que eu não duvido que apareça para a gente logo logo!

Exterminador do Futuro


O mundo foi tomado pelas máquinas. Elas criaram a Skynet, uma rede criada para controlar e exterminar a vida humana. A inteligência artificial, aqui, extrapolou a humana - e percebeu que os humanos são um risco para eles. O que eles não imaginam é que o líder da revolução só adquiriu sua posição por conta de uma dessas máquinas que, no passado, ajudou a sua mãe.

Eu Robô


Essa foi uma das primeiras distopias que eu assisti. Inicialmente, os robôs foram criados para obedecer as ordens de seus donos, desde que não prejudicassem outros humanos. Mas, de novo, a inteligência artificial ultrapassou o conhecimento dos seres-humanos. E, agora, todos nós estamos em risco por conta desses robôs.

Ex-Machina


Ganhador do Oscar de melhor efeito digital, o filme mostra mais uma vez como a inteligência artificial pode ser perigosa. O filme é muito mais filosófico que os dois primeiros. Aqui, conseguimos ver bem os pensamentos de Ava, uma robô construída com inteligência artificial e que tem tudo para ser a invenção mais inovadora que nós já vimos. Mas será que uma máquina consegue ser controlada?

WestWorld


Westworld é um parque temático em que o visitante pode experimentar como era a vida na época do velho oeste. Eles encontram o bandido, que é temido pela cidade; a mocinha, que todos adoram; o prostíbulo, com várias mulheres dispostas a satisfazer os viajantes.... E eles sabem que todos esses personagens são, na verdade, máquinas - com inteligência artificial. E, assim como "Eu Robô", os personagens não podem machucar os seres humanos. Por ser uma série, conseguimos entrar ainda mais na mente dos personagens, que se mostram confusos com sua situação e que, depois, acabam entendendo o que realmente são. E, talvez, apesar de não poderem machucar os seres humanos, possam ser mais perigosos do que aparentam.