16 de janeiro de 2021

Túmulo dos Vagalumes



Os irmãos Setsuko e Seita vivem no Japão em meio a Segunda Guerra. Após a morte da mãe num bombardeio americano e a convocação do pai para a Guerra, eles vão morar com alguns parentes. Insatisfeitos, saem da cidade e acabam num abrigo isolado na floresta, onde lutam contra a fome e as doenças e se divertem com as luzes dos vagalumes.

Túmulo dos Vagalumes foi lançado no mesmo dia de Meu Amigo Totoro, o que deve ter gerado um grande contraste para aqueles que quiseram ver os dois filmes no mesmo dia: eles são completamente diferentes! 

Enquanto o Totoro é um filme que mostra duas crianças alegres, desbravando a casa nova e convivendo com os espíritos da floresta, o Túmulo dos Vagalumes mostra diretamente as consequências da guerra para duas crianças no Japão.

Setsuko e Seita perdem os pais em um bombardeio logo no início do filme e, em uma época em que as famílias precisavam viver com pouco por conta da guerra, ter duas pessoas a mais em sua casa sem dúvidas era um peso. 

Por isso, quando percebeu que ele e sua irmã seriam um fardo em sua nova moradia e que não teria tempo para lidar com o luto de ter perdido sua família antes de começar a fazer outras coisas, ele toma uma decisão que, para muitos, seria inesperada: se mudar para a floresta e se virar ali com sua irmã, tentando se virar para sobreviver.


Dentre os filmes do Studio Ghibli, esse foi o que menos gostei. Apesar de geralmente gostar de filmes que se passam durante as guerras mundiais, esse, por algum motivo, não me agradou. Terminei de assistir com um gosto amargo na boca. 

Por mais que entenda que a situação dos irmãos fosse difícil, talvez o fato de que a teimosia do irmão mais velho tenha afetado - e muito - a qualidade de vida da irmã mais nova. A garota, que idolatrava Seita, estava feliz só de ter sua companhia. Quando ele não aguentava mais a cobrança em sua casa nova, não pensou no que seria melhor para sua irmã - e mesmo ele a amando muito e querendo o melhor para ela, não conseguiu perceber que não seria capaz de dar aquilo que ela precisava da forma que ele queria.

A história é triste, mas imagino que muita gente sofreu isso e muito pior durante as guerras. Consegui observar que muitos dos filmes do Studio Ghibli têm uma pauta pacifista. Não tenho dúvidas de que esse foi um dos objetivos de "Túmulo dos Vagalumes". Afinal, as consequências da guerra com certeza são assustadoras o suficiente para que a gente tente, ao máximo, evitar uma.


Conheça outros filmes do Studio Ghibli: