7 de junho de 2020

Porco Rosso



Costa do Mar Adriático, início dos anos 30. Marco Porcellino, mais conhecido como Porco Rosso, é um aviador caçador de recompensas que luta contra piratas aéreos. Cansados de serem derrotados por Porco, os piratas se unem e contratam um piloto americano para duelar com ele.

Porco Rosso é um filme peculiar. No meio de um mundo lotado de piratas do ar, um porco é o herói que estávamos precisando para evitar saques e sequestros. Ao mesmo tempo que ele é visto por muito como herói, ele também pratica atos semelhantes aos desses piratas: ele vive escondido e, de certa forma, sobrevive do dinheiro que foi furtado por esses piratas.

Não gostei do fato de terem comentado em algum momento do filme que o protagonista se transformou em um porco por conta de um feitiço e simplesmente ignorarem essa informação durante todo o resto do filme. Quem lançou o feitiço? Porque esse feitiço foi lançado? O feitiço foi quebrado no final do filme ou ele vai continuar sendo um porco para sempre? Essas são só algumas questões que ficaram na minha cabeça quando terminei de assistir. Se não tivessem comentado que a forma de porco tinha sido resultado de um feitiço, eu só aceitaria que ele era um porco e estaria feliz com isso.

O filme mostra vários temas que são típicos do estúdio. Primeiro, a aviação, que é destaque nesse filme. Outro tema são os piratas do ar, que aparecem diversas vezes e saqueiam pessoas enquanto voam em seus aviões/ dirigíveis/ objeto voador de sua preferência. Também percebi a temática anti-guerra, com um cemitério de aviões lá no céu. Por fim, uma personagem feminina forte e determinada que, ao meu ver, também é característica-chave do estúdio (e talvez um dos motivos pelo qual eu tenha gostado tanto dos filmes do estúdio).

Todas essas características aparecem em Porco Rosso e fazem com que seja mais um filme inconfundivelmente do estúdio Ghibli! A cada filme que assisto percebo mais e mais essas características e tenho gostado bastante. Apesar desse não ter entrado entre os meus preferidos dentre os do estúdio, vale muito a pena assistir!