25 de setembro de 2021

A Mão do Deserto


O Chile tem um dos desertos mais áridos do mundo. Bem ali no meio está uma escultura gigante em formato de mão! A escultura de 11 metros de altura foi inaugurada em 1992 e foi construída pelo escultor chileno Mario Irarrazabal.

Esse não é um dos passeios mais comuns de se fazer quando se visita o Atacama. Afinal, ela fica bem fora de mão do circuito turístico tradicional, ao sul de Antofagasta, de forma que é bem afastado de San Pedro do Atacama (dá uma olhada no mapa mais para baixo)


Como nós visitaríamos o Very Large Telescope, o desvio para passar por essa escultura no meio do nada não era tão grande. Como uma das recomendações quando se visita o telescópio é levar um lanchinho, decidimos que a Mão do Deserto era o lugar ideal para comer alguma coisa!

Não é fácil chegar na mão do deserto. Quando começamos a planejar a viagem e descobri a existência dessa estátua, comecei a procurar formas de chegar até ali. Como a mão realmente fica no meio do deserto, ir andando não é uma opção - ela fica a cerca de 70km de Antofagasta; também não encontrei nenhuma forma de transporte público que parava por ali.


Como também não existia transporte até o telescópio, acabamos alugando um carro. Foi bem tranquilo chegar na mão do deserto, a estrada é muito bem cuidada e tranquila para dirigir. Só precisa tomar o cuidado de abastecer bem o carro antes de sair, porque são vários quilômetros de deserto vazio.




Se você for fazer alguma coisa além de ver a mão, como fizemos, acho que é uma parada interessante para se fazer. Mas definitivamente, esse não é um dos pontos imperdíveis para quem visita o Atacama. 

Se fizer bastante questão, mas não quiser alugar um carro, encontrei alguns poucos tours que vão até a escultura! 



Veja mais sobre o Deserto do Atacama:

Antofagasta Very Large Telescope - Mão do Deserto - Chacabuco - San Pedro de Atacama - Vale da Lua - Pucará de Quitor - Termas de Puritama - Laguna Cejar - Geisers del Tatío