14 de junho de 2020

Very Large Telescope


O Deserto do Atacama é conhecido por ter um dos céus mais limpos do mundo! Não é a toa que é lá que está o maior telescópio já construído - o Very Large Telescope.

Esse telescópio é formado de quadro unidades grandes e quatro pequenas, que trabalham juntas formando uma imagem maior. Esse telescópio consegue ver até 25 vezes melhor e com mais detalhes do que os telescópios individuais, tendo uma precisão única!

Para garantir que nenhuma luz vai interferir no telescópio, não há construção nenhuma nos arredores.


Ele é resultado de uma parceria entre alguns países da Europa e o Chile e é um dos telescópios do ESO (European Southern Observatory). Em breve, outro telescópio ainda maior será construído nas proximidades - o European Extremely Large Telescope (apesar de ser bem distante do VLT, ainda é possível enxergar a olho nu a montanha sob a qual o novo telescópio será construído!)


A visita é gratuita e acontece todos os sábados, mas para visitar, você precisa se registrar com antecedência pelo site (a ficha de inscrição está disponível em inglês e em espanhol). 

Por ser um passeio gratuito, eles não oferecem transporte até o telescópio - então você tem que arranjar alguma maneira de chegar até lá. Nós optamos por alugar um carro - não encontrei outra opção de transporte em nenhuma das pesquisas que fiz.


Também há a recomendação de levar um lanche para comer, já que não tem nenhuma lojinha de snacks dentro do complexo e são alguns quilômetros sem construção alguma nos entornos do telescópio.

Uma curiosidade: a área que serve como residência para os astrônomos foi utilizada como cenário para um dos filmes do 007 Quantum of Solace!


Veja mais sobre o Deserto do Atacama:

AntofagastaVery Large Telescope - Mão do Deserto - Chacabuco - San Pedro de Atacama - Vale da Lua - Pucará de Quitor - Termas de Puritama - Laguna Cejar - Geisers del Tatío