24 de maio de 2020

Antofagasta


Normalmente, os visitantes do Atacama pousam na cidade de Calama para, então, ir em direção à San Pedro de Atacama.

Como decidimos visitar o Very Large Telescope, que é um dos maiores telescópios do mundo, optamos por parar na cidade de Antofagasta, que é mais próxima.


Apesar de não ser tão conhecida, a cidade é a capital do estado em que se localiza San Pedro. A cidade em si é bem maior que as outras que visitamos na região, e é conhecida por ser uma das regiões portuárias muito utilizada pela mineração chilena.

Os principais pontos turísticos são o La Portada e as ruínas de Huanchaca, mas a cidade em si é bonitinha e bem agradável! Para quem curte, a cidade tem vários museus contando a história da região e também um grande cassino!


O La Portada é uma formação rochosa em formato semelhante à uma porta. Ela fica entre o aeroporto e o centro da cidade - e nós paramos para conhecer assim que chegamos por lá!

Já Huanchaca são as ruínas de uma grande indústria de minerais e era utilizada para refinar prata vinda principalmente da Bolívia. O local foi inaugurado em 1892 e esteve em atividade por apenas 10 anos, apesar de todo o investimento que recebeu.


Veja mais sobre o Deserto do Atacama:

Antofagasta - Very Large Telescope - Mão do Deserto - Chacabuco - San Pedro de Atacama - Vale da Lua - Pucará de Quitor - Termas de Puritama - Laguna Cejar - Geisers del Tatío