26 de abril de 2020

Studio Ghibli



Uma das coisas que mais estou fazendo nessa quarentena é assistir televisão. Eu sei, pois é. 

Aproveitei que a Netflix disponibilizou (quase) todos os filmes do Studio Ghibli para conhecer um pouco mais desse estúdio, que é apelidado por muitos de a Disney japonesa. 

Imagino que essa comparação acontece por esse ser um dos estúdios que tem muitos desenhos animados de sucesso, mas não sei se é uma comparação muito justa. Na minha cabeça, os desenhos animados da Disney são todos adequados para crianças, ao passo que parte dos filmes do Studio Ghibli trazem temáticas mais sérias, que eu não imaginaria uma criança assistindo.

O estúdio foi criado por Hayao Miyazaki e Isao Takahata, que também escreveram e dirigiram boa parte dos filmes. Apesar de ter vários filmes famosos, o estúdio ganhou fama internacional em 2001, com "A Viagem de Chihiro" - o único filme que eu tinha assistido do estúdio até agora.

Algo que percebi ser muito característico do estúdio, principalmente nos filmes do Miyazaki, são temáticas anti-guerra, ambientalistas e relacionadas com aviação. A maior parte dos filmes tem pelo menos um desses temas, se não os três. A aviação às vezes aparece até de formas inusitadas - como, por exemplo, na vassoura de uma bruxinha, que permite que ela possa voar. 

Vou postando um filme por semana, se quiser saber mais sobre cada um deles, é só clicar abaixo: