29 de abril de 2020

Explicando... o Coronavírus


A Netflix tem uma série muito boa chamada Explicando. Além da série original, já foram lançados 'spin offs' com temas específicos: a mente e o sexo. Esse final de semana, a Netflix lançou mais um spin off, dessa vez relacionado com o Coronavírus, a pandemi que está assolando o mundo.

Para quem quiser assistir, a série original já tinha um episódio que tratava pandemia, lançado ano passado. Utilizando de algumas informações que já estavam presentes na série original, utilizando dados atuais e com a narração de J.K. Simmons, a nova série consegue expor em poucos minutos o principal do que está acontecendo no mundo, mostrando quais são os esforços necessários para combate-la e o que devemos esperar dos próximos meses.

Apesar de não ter nenhuma informação nova, pelo menos para mim, a Netflix conseguiu fazer um documentário bem objetivo, expondo todos os principais pontos que são importantes para um momento como esse.

Por meio de dados científicos e casos práticos, o documentário reforça aquilo que nós já escutamos: lavem sempre as mãos; adotem o isolamento social; evite aglomerações; e mostra a importância de achatar a curva.

Vale muito a pena ver, para ajudar a encaixar as peças do quebra-cabeça que estamos vivendo agora.

Espero que todo esse momento passe, e que logo logo seja lançado um segundo episódio para essa série: como conseguimos vencer o Coronavirus.



Se os vírus aprendessem alguma coisa, seria a não matar os seres humanos.

E, para quem quiser saber mais, o documentário é uma parceria da Netflix com o Vox! O site tem uma seção inteirinha justamente dedicada à explicar o vírus, não deixe de conhecer.