31 de outubro de 2021

Chacabuco


Que tal comemorar o Halloween conhecendo um pouco sobre Chacabuco, uma cidade-fantasma que fica no meio do deserto no Chile?

Aproveitamos que iríamos de carro de Antofagasta até San Pedro de Atacama e decidimos parar em Chacabuco, uma cidade fantasma. E olha que parecia fantasma mesmo: além de nós, só o zelador do local e seus cachorrinhos estavam por ali! Super vale a pena a visita!


Eu já tinha feito um post há alguns anos mostrando algumas cidades-fantasma no mundo - sendo uma delas localizada no Chile (Huberstone e Santa Laura). O país por muitos anos explorou o salitre, um minério que foi muito utilizado para produzir explosivos. Com os anos, o mineral deixou de ser utilizado e as diversas fábricas que existiam no meio do deserto foram abandonadas.


Chacabuco era uma dessas. Ela foi considerada uma cidade-empresa, construída por uma grande empresa de salitre com o objetivo de acomodar a fábrica e seus funcionários. Durante seu funcionamento, chegou a abrigar cerca de 5 mil pessoas! A cidade tinha escola para as crianças, mercado, hospital, hotel e até um teatro!

Teatro restaurado

Com o fim da extração do minério, assim como muitas outras da região a cidade foi se esvaziando ficando abandonada por muitos anos.... Até que, durante o regime militar chileno, a cidade voltou a ser utilizada apenas como um campo de concentração dos presos políticos do regime de Pinochet. Até hoje algumas localizações dentro da cidade estão bloqueadas por conta das minas que ainda estão escondidas ali por conta dessa época.


Hoje em dia, a cidade não é mais habitada, e boa parte das construções está bem deteriorada. Como ainda é de propriedade do governo chileno, o teatro foi restaurado e serve como um pequeno museu que conta a história do que aconteceu naquele espaço. A cidade também tem sinalizações espalhadas explicando o que já foi cada construção.


Antofagasta - Very Large Telescope - Mão do Deserto - Chacabuco - San Pedro de Atacama - Vale da Lua - Pucará de Quitor - Termas de Puritama - Laguna Cejar - Geisers del Tatío