6 de novembro de 2021

O Livro dos Vilões

Nome: O Livro dos Vilões
Autores: Carina Rissi, Fábio Yabu, Cecily von Ziegesar e Diana Peterfreund
Páginas: 320
Editora: Galera Record


Pessoas boazinhas são tão chatas. Não há nada melhor do que um bom vilão. Sei do que estou falando. Também tenho meus momentos de maldade, vocês me conhecem bem...Por isso mesmo estou certa de que vão se divertir muito com este livro: Irmãs que amam sapatos e odeiam a meia-irmã - muito natural, é claro; uma madrasta hilária viciada num app para iPad e em experiências com venenos, huahuahua; um bruxa que me lembrou muito dos tempos do colégio; e um lobo com crise de consciência... vai entender! Então vamos parar de enrolação! Se estiverem na praia, peçam uma bebida bem geladinha e ajeitem seus óculos escuros, porque é impossível parar de ler as novas histórias desses vilões cheios de classe e... maldade!

Você sabe que me ama.
Xoxo, Blair Waldorf.

Eu já contei algumas vezes por aqui que eu adoro releituras de contos de fadas. Há alguns anos, li O Livro das Princesas, uma coletânea que juntou contos de duas autoras brasileiras e duas americanas. Na época, ainda não tinha costume de ler releituras, mas só de ver a Paula Pimenta e a Meg Cabot escreverem um livro juntas já me fez querer ter ele em mãos.

Pouco tempo depois, veio a notícia de um livro que recontava a história pelo ponto de vista dos vilões. Uma outra forma de revisitar os contos de fadas, mas com um outro olhar - o que torna tudo bem interessante! Apesar disso, acabei deixando para ler depois, e depois e acabei esquecendo.

Esse ano, estava xeretando o que encontrava de bom no Kindle Unlimited e - surpresa - esse livro estava por lá! É claro que não pensei duas vezes e decidi aproveitar! Vou comentar um pouco melhor sobre cada conto, mas no geral, recomendo a leitura!

#StepSisters, Cecily von Ziegesar

Cindy é uma garota meiga e inocente que vive em Nova York junto com sua madrasta e suas irmãs-postiças. Suas irmãs são gêmeas e lindas e tentam ser influencers e, claro, adoram pedir ajuda da irmãzinha querida para conseguir tudo de melhor. Inclusive quando o assunto são os sapatos edição limitada que estarão na promoção da Louboutin e elas estão zero a fim de esperar na fila. E, claro, elas vão arrasar com esses sapatos incríveis na festa que vai rolar naquela noite, não é mesmo?

O conto começou bem e me lembrou bastante os livros de Gossip Girl (até bateu uma saudade). Ele também tem uma reviravolta que, para mim, foi bem inesperada - o que é um plus!

Mas, tudo o que foi construído ao longo da história acabou muito rapidamente. Parece que a autora ficou com preguiça de terminar. Ela começou com Gossip Girl e terminou com uma versão grotesca do Psycho Killer que não fez sentido nenhum com o resto da história.

Isso fez com que a releitura de Cinderella o conto mais fraquinho de todos. Começou bem, mas senti que desandou no meio da história. 

Menina Veneno, Carina Rissi

Malvina é a modelo mais bem paga do país. E ela é fascinada para continuar sendo bonita e bem paga, mesmo envelhecendo... Por isso, ela usa de seus conhecimentos de química e farmácia para garantir que ficará sempre linda do jeito que sempre foi.

A única coisa que incomoda sua vida perfeita é sua enteada, a Bianca, que de repente apareceu falando que será a nova Menina Veneno, roubando o lugar de sua madrasta. Como é que é??

Adorei a adaptação da Branca de Neve. Ainda não tinha lido nada da Carina Rissi e eu amei a forma como ela criou a narrativa! A releitura ficou incrível e, mesmo com um ou outro elemento fantástico, tudo ficou super plausível (inclusive o 'espelho mágico'!).

Quanto mais afiado o espinho, Diana Peterfreund

Malena veio de uma família de bruxas. Depois de anos sendo educada em casa, finalmente convenceu sua mãe que deveria fazer o colegial em uma escola, como qualquer outra pessoa de sua idade.

Antes das aulas, começou a frequentar a piscina da cidade e se aproximou de um trio de amigas. Logo elas se tornaram inseparáveis! A vida na escola com certeza seria incrível! Era só ter certeza que ninguém descobriria as raízes de Malena. Mas é claro que as coisas não vão acontecer dessa maneira, não é mesmo?

Gostei muito da releitura da Bela Adormecida! Não teria imaginado essa versão da história em que a Malévola era uma adolescente que estudava na mesma escola que as outras personagens da história - o trio de fadas, Aurora e o príncipe. Eu já tinha gostado do conto da autora em Zumbis x Unicórnios, e com certeza ainda vou ler um livro dela!

A Menina e o Lobo, Fábio Yabu

Esse conto foi, sem dúvidas o meu favorito! Ele conta a história do Lobo Mau, que vive em um reino de contos de fadas que me lembrou, de certa forma, o mundo de "Detona Ralph" - enquanto as histórias são contadas, eles interpretam aqueles personagens; quando não estão contando, eles ficam descansando.

O reino é controlado pelo narrador, que consegue ler até a mente da população e quer garantir que todos vão seguir a história de acordo com a narrativa. É claro que o Lobo odeia viver por ali. Afinal, ele sempre é visto como malvado, tem sua barriga cortada toda vez que alguém conta a história da Chapeuzinho Vermelho, e não aguenta mais derrubar a casa dos porquinhos.

Mas algo muda quando o oitavo anão, que conseguiu fugir da narrativa original, resolve ajuda-lo. E, de repente, o Lobo Mau sai dos livros e aparece no quarto de Clara, uma garotinha de 5 anos de idade que está disposta a ficar amiga do lobinho que apareceu por ali.