Cidades-Fantasma

by - dezembro 07, 2012

Gente!

As férias voltaram e agora venho com mais um Top 10 de Turismo para vocês. Esses dias estava passeando pelo Facebook e encontrei um post na página do STB falando sobre a visitação de cidades-fantasmas. Se vocês não sabem, já abordem algumas vezes assuntos como esse (veja essa lista e esse post). 

St. Elmo, Colorado, EUA



St. Elmo era uma cidade que se encontra perto de um trilho de trem e servia de posto para trocas. Ela foi abandonada em 1922, no mesmo ano em que essa linha de trem foi fechada. Muitas das construções foram deixadas intactas, com os pertences de seus antigos moradores.


Chaco Canyon, Novo México, EUA

A Civilização "Chaco" viveu nos EUA antes dos europeus chegarem: aproximadamente entre os anos 800 e 1100. Nesse período, o cânion servia como um centro cerimonial, cívico e comercial. 


Bodie, Califórnia, EUA

Bodia era uma cidade de mineração de ouro em que viviam cerca de 8500 pessoas. Era muito conhecida pelas brigas com armas e lutas entre os moradores. Quando as minas se esgotaram, a população começou a emigrar, até que a cidade ficou abandonada. Hoje conta com 150 construções e, dentro delas, o que os antigos moradores deixaram para trás.


Huberstone e Santa Laura, Deserto do Atacama, Chile


Nessa região haviam duas companhias que exploravam as minas de Salitre, que foram abandonadas em 1958. Os prédios continuam conservados - o teatro, inclusive, mantém suas cadeiras originais e as lojas continuam com a lista de preço.

Nhangarh, Rajastan, Índia

A cidade foi abandonada mais ou menos em 1720, depois que foi conquistada por um raja. As lendas dizem que as ruínas são assombradas, por isso que a cidade teve um declínio muito rápido.

Kayakoy, Anatolia, Turquia

Quando a guerra entre a Grécia e a Turquia acabou, em 1923, milhões de gregos que viviam na Turquia foram repatriados. Kayakoy, um vilarejo grego, então, foi abandonado. Os restos da vila continuam preservados e são, hoje, um lugar histórico.

Pyramiden, Svalbard, Noruega

A cidade, que servia de minas de carvão, era propriedade da União Soviética desde 1927. Assim, o local servia para abrigar os trabalhadores, um centro esportivo e uma estátua de Lênin. Hoje, a mina já esgotou - resultando no abandono da cidade em 1998. Os prédios continuam intactos - a biblioteca, inclusive, ainda está cheia de livros (que desperdício!).

Herculaneus, Naples, Itália

No ano de 79 d.C, o monte Vesúvio entrou em erupção e enterrou a cidade de Herculano. Escavaões descobriram vilas, lojas, casas de banho e diversos objetos utilizados no dia-a-dia da cidade.

Junto com essa cidade, o Monte Vesúvio também fez com que Pompéia fosse abandonada - carbonizando, inclusive, seus moradores. Essa foi uma das 'cidades-fantasma' que eu conheci. E realmente foi muito impressionante ver o estado em que as coisas se encontravam (dava para ver a expressão das pessoas e como se contorciam de dor durante a carbonização), os costumes que tinham (as calçadas, por exemplo, eram muito maiores do que a rua onde andavam as carruagens, para que o esgoto não entrasse nas casas!)... Enfim, achei muito interessante conhecer essa cidade!
Eu na "cidade-fantasma" de Pompéia
Belchite, Província de Zaragoza, Espanha

Essa foi uma cidade em que aconteceu uma batalha brutal durante a guerra civil espanhola. Em 1937, foi ocupada pelo exército de Franco (o ditador que causou a guerra civil), que atacou o exército republicano. As ruínas servem de lembrança do momento de violência em que o país vivia naquele momento.

Kolmanskop, Namíbia

Localizado nas dunas de areia do deserto de Namíbia, a cidade foi construída para servir de moradia aos trabalhadores da mina de diamante que se localizava lá. Foi abandonada em 1950 e, desde então o deserto a cobriu. O interior das casas ainda se encontram em boas condições.


E aí, qual delas vocês visitariam? Já conhecem alguma??

Se quiserem ver a lista original, retirada do National Geographic, clique aqui.

Leia também

10 comentários!

  1. Muito interessante seu post! Gostei muito!
    Deu até vontade de conhecer. Se eu for a Itália novamente, vou tentar conhecer essa "cidade-fantasma" de Pompeia. Imagino como deve ter sido interessante.
    Eu acho muito legal ver ruínas ou locais abandonados... eu sempre fico tentando criar uma história para o que se passou ali, tentando imaginar como as pessoas viviam, o que faziam... Muito bom!

    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você for, dá uma passada lá! É impressionante! Dá até para ver a expressão das pessoas enquanto elas foram 'transformadas em estátuas'!

      Também acho esses lugares super interessantes, é legal tentar entender o porquê da cidade ter sido abandonada, como era sua rotina... Eu morro de vontade de ir pra Chernobyl, sabia? hahaha

      Excluir
  2. Que interessante,tinha vontade de passear em cidades assim rrsrs

    http://pancakesandrock.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho vontade! Deve ser muito legal conhecê-las. Adorei ter conhecido uma delas e tenho certeza que visitarei outras, se tiver oportunidade! (:

      Excluir
  3. Olá!
    Gostei da ideia do post e fala sério, quanto lugar lindo em?
    Beijos :*
    sonhando-com-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito, né? Adoro esse tipo de 'turismo'. É bem diferente e tem uns lugares que você nunca imaginaria encontrar! Além da beleza, é muito legal pensar em como as pessoas viviam no lugar que agora é desabitado!

      Beijos!

      Excluir
  4. Eu simplesmente adoro esse tipo de coisa: cidades abandonadas, mal assombradas, etc. Adoraria conhecer cada um desses lugares. Sou louca para conhecer Pompéia! Deve ser fantástico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é lindo! Adorei conhecer a cidade, muito estranho pensar que aquela cidade era habitada, e que a população morreu tão abruptamente! Tem algumas construções em que é possível ver até o desenho do ladrilho da casa! É impressionante!

      Excluir
  5. Eu teria medo de passear numa cidade assim kkkkk sou muito medroso
    Gostei do post \o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, acho que se fosse para passear sozinha, eu ficaria com medo. Mas quando fui pra Pompeia, tinha mais turista que sei lá o que. Não dava nem para sentir medo de tanta gente que tinha!

      Excluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons