27 de fevereiro de 2018

A Guardiã de Histórias

Nome: A Guardiã de Histórias
Autora: Vitoria Schwab
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 322


Mackenzie Bishop tinha tudo para ser M., aquela típica adolescente, que se preocupa com o baile da escola, com as fofocas da sala e com o garoto mais popular do colégio. Mas ela tem um segredo que a torna bem diferente disso. Ela é uma Guardiã de Histórias. 

Histórias é o apelido dado para os mortos, que repousam nas longas estantes do Arquivo, e que guardam consigo tudo aquilo que viveram. Os Bibliotecários são responsáveis por guardar essas Histórias com o maior cuidado, mas isso nem sempre é possível.Vez ou outra, uma História acorda. De vez em quando elas chegam nos Estreitos, um mundo que fica entre o Arquivo e o Exterior, onde vivemos. É aí que os Guardiões entram: devem impedir que as Histórias fujam para o Exterior. Assim, eles entram nos Estreitos e devem fazer de tudo para fazer com que as Histórias retornem para o Arquivo, retornem para seu descanso.

Mack é uma Guardiã desde os 12 anos e sempre foi muito boa no que faz, dando conta deixar a sua área limpa. Tudo mudou quando seu irmão faleceu e seus pais decidiram sair de sua casa e morar em um antigo hotel que hoje é um condomínio. E é lá que seu trabalho começa a ficar mais complicado. Alguém parece estar acordando os mortos, o que deixa a vida de Mack mais complicada. Para piorar, essa mesma pessoa parece estar escondendo seus rastros, apagando as memórias de algumas das Histórias. E parece estar disposta a qualquer coisa para que ninguém descubra o que está acontecendo...




Sabe aquele livro que você tem vontade de ler há tempos, mas ainda não teve a oportunidade? Pois bem, essa era eu com "A Guardiã de Histórias". O livro foi novidade na época do Mochilão da Record em 2016 e desde então estava na minha lista de desejados. Além disso, o Rique já tinha resenhado outro livro da autora, "A Melodia Feroz" e ele tinha gostado muito - o que me deixou ainda mais curiosa para conhecer a escrita dela! 

Esse ano eu finalmente tive a oportunidade e, posso dizer, não me decepcionei! O livro é ótimo. Eu adoro histórias que se passam no nosso mundo, mas têm sua própria mitologia e um quê de sobrenatural. E é exatamente assim que "A Guardiã de Histórias" se apresenta!

Adorei o tipo de mundo criado pela autora - seria realmente interessante ver um mundo dessa maneira. Adorei conhecer Mackenzie, uma garota que é realmente determinada, sabe exatamente o que quer, mas ao mesmo tempo que sabe lidar super bem com sua profissão, ela tem que aprender a lidar com os problemas que passa em sua vida - por mais difíceis que seja.