2 de março de 2018

La Casa de Papel


Professor elaborou o plano perfeito. Para isso ele escolhe seus oito comparsas a dedo - e todos receberam nomes de cidades, para impedir que seus nomes verdadeiros sejam revelados por engano: Tokio, nossa narradora, Rio; o mais novo;  Oslo Estocolmo, que falam pouco, mas não tem medo de usar a força, se necessário; Moscou e Denver, pai e filho que buscam uma vida melhor; Nairóbi, que sabe exatamente o que tem que fazer; e Berlim, que não tem nada a perder e está disposto a tudo para mostrar quem manda no pedaço.

Para que tudo seja perfeito, Professor e seus pupilos passam meses isolados estudando para o que será o maior assalto já visto não só na Espanha, mas no mundo: eles vão entrar na Casa da Moeda espanhola e emitir o máximo de notas que puderem enquanto estão por lá. Agora, os assaltantes precisam seguir exatamente o plano: tentar conseguir o apoio da opinião pública, não machucar ninguém e sair de lá bilionários.

Mas apesar de todo o treinamento que tiveram, apesar de Professor ter pensado milhares de possibilidades, ele ainda não tem como prever como cada um deles agirá sob a pressão do assalto e do isolamento, nem como os 67 reféns lidarão com essa situação. E alguns dos reféns realmente se destaca, como é o caso de Monica Gaztambide, que acabou de descobrir que está grávida; e de Arturito, que não perde as esperanças de escapar.

Ao mesmo tempo que nos envolvemos com a situação dentro da Casa da Moeda, vemos como a polícia tenta contornar os acontecimentos. Dentre a equipe, se destaca Raquel Murillo, que está passando por uma fase difícil em sua vida pessoal e precisa demonstrar que isso não vai afetar a sua qualidade como policial.


É claro que eu não poderia deixar de falar da série do momento, né? Assim que todo mundo começou a falar, já fui correndo para meu computador assistir (claro). E apesar das expectativas, não me decepcionei! Fiquei torcendo a cada segundo para que o plano desse certo, fiquei morrendo de raiva quando algo dava errado, gostei de ver os romances se desenrolando (sim, temos mais de um!)... Só fiquei triste que a primeira parte da temporada termina antes de mostrar se as coisas deram ou não certo!

Os personagens foram todos bem escritos. Todos eles tem sua própria história - que nos é mostrada por meio de flash backs - e todos tem as suas motivações e objetivos que os levaram a participar desse assalto. É claro que alguns personagens se destacam. Professor é uma pessoa incrível, que teve uma vida difícil e decidiu usar a sua sagacidade e inteligência para conseguir o que queria. O ator, Alvaro Morte, estava incrível em sua pele e, sem dúvidas, conseguiu passar para o telespectador todas as emoções de Professor ao longo da série.

Outra personagem que me chamou a atenção foi a policial Raquel Murillo, uma das melhores do país, que consegue demonstrar sua capacidade quando está no trabalho e, ao mesmo tempo, como está desestabilizada quando se trata da vida pessoal - a atriz realmente consegue passar o que sua personagem está sentindo. É claro que também fiquei irritada com Arturito e suas incansáveis tentativas de fugir - o que quase sempre atrapalhava os planos de nossos queridos assaltantes.

A série foi produzida para o Canal Antena 3 da Espanha, no ano passado. Fez tanto sucesso que teve os direitos comprados pela Netflix e a série foi adaptada para o formato tradicional da rede de streaming. Por isso, para quem não aguenta ficar esperando uma boa notícia: a segunda parte da primeira temporada será lançada na Netflix em abril!

Provavelmente alguém já te disse isso, mas vou reforçar: vai lá assistir La Casa de Papel!