Black Mirror - 3ª Temporada

by - janeiro 27, 2017


Black Mirror é a série do momento! Sem dúvidas, a forma como a série examina o nosso modo de vida e como a tecnologia, apesar de muitas vezes ser boa, pode nos prejudicar bastante. Cada temporada da série tem poucos episódios, bem diferentes uns dos outros. Assim, vou falar um pouquinho sobre cada um deles para vocês!

A terceira temporada foi a única produzida pela própria Netflix, então já dá para saber que tem qualidade, né? 

[1ª Temporada][Especial de Natal] [2ª Temporada]

Nosedive


Aqui, as pessoas são classificadas conforme a maneira que agem. A cada ação que fazem, elas devem classificar o lugar em que estava, as pessoas com quem interagiu... E a classificação de cada um é essencial para aquilo que a pessoa quer se tornar - define que filas ela pode pegar, os lugares que ela pode viver, ou seja, quanto melhor você está classificado, você tem um padrão de vida melhor!

A protagonista, Lacie, sonha em se mudar para uma casa dentro de um condomínio maravilhoso, mas o condomínio só está disponível para aqueles que tem nota superior a 4,5. Ela, que é uma 4,2, vê a chance de melhorar a classificação ao ser convidada para ser a dama de honra de sua amiga de infância - que só tem amigos com classificações bem altas.

Hoje não estamos tão longe disso. Com certeza tem muita gente que vive por conta das curtidas que tem nas fotos, dos seguidores que tem no instagram... O modo como a protagonista age, sempre querendo boas avaliações, sem dúvidas já é reflexo daquilo que postamos nas redes sociais. Realmente, é uma ótima maneira de refletir sobre o modo de vida que estamos levando.

Playtest


Já imaginaram um vídeo game de terror no modo "realidade virtual"? Pois bem. Em Black Mirror isso pode ser realidade. Connor, um americano que precisa de dinheiro para voltar para casa depois de dar a volta ao mundo, aceita testar o jogo de terror.  É claro que, ao longo do teste, vemos vários clichês de filme de terror, colocados de forma a aterrorizar o americano. Mas não é apenas isso que vai assusta-lo. Ele terá que enfrentar medos que nem sabia que poderiam aparecer. E o final, sem dúvidas, é bem inesperado.

Eu gostei do episódio. Estamos com jogos com gráficos cada vez melhores e já temos uma experiência com realidade virtual. Mas nada se iguala ao que Connor vivenciou. Sem dúvidas, um jogo desses mudaria todo o cenário de games! Mas será que é seguro?

Shut Up and Dance


Sabe aquelas pessoas que colocam adesivos em cima da webcam? Às vezes elas estão mais que certas. O que você faria se alguém filmasse aquilo que ninguém mais pode ver? Kenny se viu nessa situação. E se ele não seguir exatamente as ordens do grupo que o filmou, tudo o que foi filmado será divulgado para o mundo.

Sem dúvidas, um dos episódios mais próximos da nossa realidade! Qualquer um atualmente pode ser vítima de um vídeo feito pela webcam - ainda que não seja tão grave quanto o que Kenny fez. Também ficamos impressionados com até que ponto as pessoas vão para proteger os seus segredos mais obscuros.

San Junipero



O que acontece depois que morremos? A tecnologia pode nos ajudar com isso! E San Junipero é o lugar em que as esperanças se renovam. Yorkie é uma garota tímida que conhece Kelly. Enquanto para a primeira, San Junipero é tudo o que ela tem, para Kelly é apenas um modo de passar o tempo enquanto espera o inevitável.
Sem dúvidas, a história mais feliz de Black Mirror (e talvez por isso eu tenha gostado tanto do episódio)! E nem por isso deixa de atingir seus objetivos. Afinal, nem sempre a tecnologia vem para o mal. San Junipero traz ma inesperada história de amor com pessoas que se conheceram por meio da tecnologia (o que é muito comum hoje em dia, né?).

Men Against Fire


Stripe se junta ao exército para ajudar a exterminar as "baratas", seres parecidos com humanos, mas grotescos, malvados e deformados. Para isso, todos os soldados devem vestir lentes que os ajudam a identificar os inimigos. Na sua primeira caçada, porém, uma das criaturas  joga um líquido nele que faz com que a lente comece a falhar - e ele enxerga muito mais do que gostaria.

A história sempre se repete. Querendo ou não, as baratas que todos sempre aprenderam a odiar podem ser muito diferente por baixo das faces deformadas. Hoje, nem sempre vemos essas distorções - mas o ódio aparece para quem estiver lá para assistir. É isso que vemos com o preconceito, a xenofobia e muito do que acontece hoje em dia.

Hated in the Nation 


O episódio retrata algo muito normal que acontece hoje em dia. Quando alguém faz algo que não gostamos, não pensamos duas vezes antes de reclamar nas redes sociais. Com isso, uma hashtag que surgiu do nada propõe um jogo: aquele nome que mais for citado será eliminado ao final do dia. E, é claro, a tecnologia evoluiu ainda mais. As abelhas - que hoje encontram-se em extinção - foram substituídas por pequenos drones... Que podem ser mais perigosos do que imaginamos.

Também gostei desse episódio. Realmente, é muito comum simplesmente sairmos para reclamar muito no twitter, mas nunca pensamos nas consequências das nossas palavras - que podem ser muito mais graves do que imaginamos a princípio.

Leia também

11 comentários!

  1. Olá, tudo bem?
    Nem sei o que dizer desta série, eu assisti o primeiro episódio e fiquei tão impressionada que nem consegui assistir aos outros episódios. A mensagem da série é bem real, e infelizmente mostra a nossa realidade atualmente. Fico imaginando até que ponto as coisas podem chegar...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiii !! Eu ja tinha ouvido falar da série, mas não sabia do que se tratava, mas gostei muito da proposta da série, é bem real e realmente mostra a nossa realidade atualmente nas redes sociais, gostei muito desse episodio das baratas, achei super interessante, e é realmente oq acontece!! com certeza já inclui a série em uma das proximas séries que vou assistir !

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita curiosidade em assistir essa série. Parece ser muito interessante, não seguindo uma história em todos os episódios. Acho bem legal a maneira que a série foi feita, só não tive tempo de assistir ainda. Como estou bem mais curiosa agora, talvez eu veja logo.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  4. O enredo da série é interessante por si só, mostrando como a tecnologia interfere nosso dia a dia, no lado bom e ruim. Adorei o post, cada episódio me chamou a atenção, principalmente o que trata de realidade virtual, onde o personagem teve que passar por cima dos medos para conseguir dinheiro. Bela indicação, vai ser uma das próximas séries que irei assistir.

    ResponderExcluir
  5. Olá, esta série é sensacional. Somos introduzidos a novas histórias em cada episódio o que nos faz refletir nas consequências de um mundo tecnológico. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    acompanho a série faz um tempo e foi visível a mudança na qualidade e aspectos agora que são produzidos pela netflix. Um dos meus favoritos foi hated the nation pois na epoca que vi estavam detonando a vih tube em uma tag em uma rede social e eu fiquei pasma com a veracidade que black mirror trás a vida real. Afinal somos nós os doadores de ódio gratuito pela internet mesmo essa não sendo a intenção. Com todos esses episódios de fazerem repensar o que fazer com a tecnologia black mirror deixa bem claro que não é a tecnologia que vai nós levar a decadência e sim nós mesmos.

    um salve e um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza é uma dos seriados que já tenho adicionados na lista de desejados, pois assim como tua postagem sempre leio ótimas resenhas e indicações sobre ela. Fiquei ainda mais curiosa para conferir !!

    ResponderExcluir
  8. Eita! Li seu comentário sobre a série e desci para os comentários, fui para as minhas redes sociais e só dá BM na minha TL, é um sinal, certamente! Vou assistir ainda hoje para ver o que eu tô perdendo.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Ainda não conhecia essa serie, mas gostei muito dela, achei bem interessante esse enrendo e principalmente por temos varias historias sobre o mesmo tema, mas trabalhado de forma diferente e independente, fiquei bem curiosa para poder assistir pelo menos o piloto !!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Já faz um tempinho que ouço as pessoas falando dessa série, mas não tinha visto ou buscado informações sobre ela.
    Gostei do seus post, pois agora sei do que se trata Black Mirror. E realmente parece ser uma série muito boa!
    Fiquei interessada em ver e descobrir mais sobre a história.

    ResponderExcluir
  11. Acredito que a fórmula do sucesso de Black Mirror seja o humor negro ácido londrino que é mais usado nas duas primeiras temporadas, esse boom da série com algumas críticas muito exageradas incomoda como se fosse algo extremamente inovador quando não o é, gosto da série, mas tenho outras preferidas como a ótima Inside N.9. Agora resta aguardar os novos episódios de Black Mirror e a chuva de elogios.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons