16 de fevereiro de 2016

A Garota Dinamarquesa


A Garota Dinamarquesa conta a história de Lili Elbe, a primeira pessoa a fazer uma cirurgia de mudança de sexo no mundo. Lili nasceu como Einar Wegener, um dinamarquês que ganhava a vida pintando paisagens do vilarejo em que passou sua infância. Ele era casado com Gerda Wegener, também pintora, que ilustrava pessoas, fazendo retratos.

Quando uma de suas modelos se atrasou para a sessão de pintura, Gerda pediu para que seu marido posasse para o retrato com meia-calça e sapatos femininos. Aquele momento despertou algo que mudou a vida de Einar para sempre.

"Eu gostei da sensação suave daquelas roupas femininas. Eu me senti em casa com elas, desde o primeiro momento"


Einar percebeu que se sentiu muito bem com aquelas roupas e não quis parar por aí. Gerda, achando que se tratava de uma brincadeira, ensinou o marido a se portar como mulher e até o incentivou a ir para uma festa vestido como Lili, sua 'suposta irmã'.

Porém, Gerda percebeu que o assunto era sério quando Einar passou a se vestir cada vez mais frequentemente como Lili.  A partir daí, Lili se tornou a musa da esposa. A pintora, que não era famosa na Dinamarca, conseguiu fama em Paris. O casal se mudou e lá Lili pode realmente aflorar e descobrir quem realmente era.

"Sonhei noite passada com minha mãe. Ela me pegou pelos braços e me chamou de Lili"


O filme é baseado em um livro homônimo, de David Ebershoff, que se inspirou no diário que Lili mantinha durante a sua transição. Assim como "O Regresso", o filme concorre à vários prêmios no Oscar de 2016, entre eles o de melhor ator e melhor atriz coadjuvante - indicação mais do que merecida pela atuação de Alicia Vikander. E eu não duvido que Eddie Redmayne, que já levou a estatueta por interpretar Stephen Hawking no ano passado, receba o prêmio mais uma vez. Sinto muito, Leonardo DiCaprio, mas dessa vez Eddie se superou!