17 de abril de 2021

Sete Pinturas


Nome: Sete Pinturas - a lenda do fim do mundo
Autor: Landulfo Almeida
Páginas: 408



Em um passado distante, estranhas pinturas rupestres são encontradas em uma caverna oculta no coração da Amazônia. Considerado sagrado pelos índios, o local está associado a uma lenda ancestral e a uma descoberta fantástica.
Ao longo dos anos o segredo é mantido por uma única família e confere a ela grande poder e fortuna. Nos dias atuais, apenas dois homens, Raphael Roman Dummas e Marcos Cleanfield, têm completo conhecimento sobre a verdadeira natureza da descoberta e ambos têm interpretações diferentes sobre a lenda e suas ramificações.
A morte, sem explicação científica, de milhares de pássaros e uma tentativa de assassinato alteram o equilíbrio pacífico de forças sustentado até então por Raphael e Marcos.
Dois amigos, Daniel e Érica, criados em um orfanato como irmãos, sem perceber são catapultados ao epicentro do conflito e se verão cada vez mais embrenhados em uma rede de intrigas e espionagem.
Uma mulher misteriosa, dotada de habilidades incomuns, um inimigo desconhecido, atentados, estranhos eventos naturais, paixões e morte farão com que alianças sejam criadas e destruídas. Dilemas éticos e morais, e a dificuldade de definir onde está a verdade permeiam a história e cada decisão de seus personagens.
Na floresta amazônica, durante um confronto repleto de ação, uma revelação aterradora transformará a luta entre Raphael e Marcos em uma batalha pela salvação da humanidade




Eu gostei bastante do fato de todas as peças irem se encaixando conforme lemos o livro. Somos, aos poucos, apresentados aos protagonistas, vendo sua história, suas motivações e quais são os objetivos de cada um deles.

No início, não entendia como todas as histórias iriam se entrelaçar. Mas conforme ia lendo, cada informação que era divulgada fazia todos os personagens estarem mais e mais ligados e tudo fazia cada vez mais sentido!

Todos os personagens foram muito bem construídos. Marcos e Raphael são dois lados da mesma moeda - os dois compartilham de um segredo, mas cada um tem uma forma diferente de lidar. Apesar de muito parecidos em alguns aspectos, principalmente em sua educação e no modo de se portar, têm opiniões muito distintas sobre como lidar com questões importantes.

Érica e Daniel, por sua vez, foram criados juntos em um orfanato e desde então não se desgrudam - são melhores amigos e irmãos de consideração. Ela sempre foi uma criança prodígio e, mesmo com todas as dificuldades oferecidas pela vida em um orfanato, atua como médica em um hospital em São Paulo.  Ele, apesar de não ter a mesma inteligência da irmã, sempre foi esforçado e fez questão de apoiar Érica em todas as etapas de sua vida.

Por fim, Kiara é a personagem mais misteriosa e, ao mesmo tempo, que achei melhor construída. Seu passado definiu quem ela é no presente e ela cresceu se moldando para conseguir alcançar seu principal objetivo: vingança. Por um lado, ela é uma pessoa manipuladora e que não hesita em fazer o que precisa para chegar onde gostaria. Por outro, conseguimos ver momentos de vulnerabilidade que mostram que, apesar de tudo, ela ainda é humana.



Apesar de sempre conquistar todos em seu entorno, Érica foi uma das personagens que menos brilhou para mim durante a leitura. Por outro lado, como já devem ter percebido quando comentei dela, Kiara foi uma das personagens que mais me chamou a atenção - principalmente por sua personalidade forte e sua determinação em fazer aquilo que acredita.

Fiquei muito feliz de finalmente poder ler esse livro. Quando li "As Duas Faces do Destino", do mesmo autor, já havia me interessado por sua escrita e pelo modo como ele consegue deixar o leitor preso na leitura, curioso pela próxima peça do quebra-cabeças. Quem é o verdadeiro vilão? Qual é o real mistério que intriga tanto Raphael e Marcos? Será que vamos soluciona-lo? 

E, como sempre falo, é muito bom conseguir ler um livro e sentir que os personagens podem estar do lado da sua casa - o que só é possível na nossa literatura nacional que traz cada vez livros mais incríveis! A história se passa em grande parte em São Paulo, mas também viajamos pela Bahia e pelo Amazonas! 

Como o outro livro do autor, não esperava pela reviravolta que apareceu no final! E tenho certeza que nenhum leitor esperaria que aquilo realmente acontecesse! Super recomendo a leitura!