18 de dezembro de 2017

Extraordinárias - Mulheres Que Revolucionaram o Brasil


Fiquei tão feliz quando recebi esse livro incrível que não tive outra escolha senão começar logo a leitura! Eu já tinha me interessado quando ouvi falar dele a primeira vez, no Encontro de Livreiros que aconteceu em outubro, e desde então já sabia que tinha que ter esse livro na minha estante!


O livro foi escrito por Aryane Cararo e Duda Porto, que tinham vontade de proporcionar material informativo e inspirador para todas as idades e sentiam falta de representatividade feminina dentro da sala de aula - já que na internet, o feminismo já ganhou bastante força! Assim, se uniram para pesquisar a trajetória de mulheres importantes, de diferentes regiões do Brasil, que não costumam aparecer por aí! 


A pesquisa foi extensa, mas o resultado incrível! Elas conseguiram deixar claro quem foi cada uma das escolhidas com uma linguagem leve, e são acompanhados de ilustrações de diversas ilustradoras. Assim, o livro pode ser lido por qualquer idade - para inspirar a todos e mostrar que, ainda que não apareçam nos registros, também existem mulheres incríveis no nosso país!


Quando eu era criança, eu realmente sentia falta de ter mulheres para me inspirar - eu sempre ficava decepcionada que as personagens femininas na maior parte das vezes eram fracas. Por isso, sempre fui fã de Mulan (que mostrava que mulher podia sim ser uma boa guerreira) e da Mônica (que não tinha que esperar outra pessoa para se defender).


Também achei bem legal poder conhecer mulheres que, em outra oportunidade, teriam sido deixada de lado! Tem gente incrível aqui no Brasil e muitas vezes não fazemos ideia de quem são e de como são importantes para tudo o que já conquistamos hoje em dia!