25 de fevereiro de 2013

Turma da Mônica

Oi, gente!

Hoje vim falar de uma turminha que tenho certeza que fez parte da infância de muita de vocês - e com certeza fez parte da minha: A Turma da Mônica! A turminha foi criada pelo cartunista Maurício de Sousa em 1959 - e faz sucesso até hoje, tendo sido exportada para vários países!

Encontrei o cartunista durante um jogo de futebol! Fiquei super feliz e pedi para tirar uma foto com ele!
A Turma da Mônica é um grupo de crianças que mora no Bairro do Limoeiro. Os quadrinhos mostram o seu cotidiano. O grupo é composto por quatro personagens principais: Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão; e outros personagens aparecem com bastante frequência, como o Franjinha, o Bidu, o Xaveco, entre outros. (veja aqui as outras turmas!). O interessante é que muitos dos personagens, como a Mônica e a Magali, são baseados nos próprios filhos de Maurício! 

A turma já tem vários filmes lançados (tinham vários que eu adorava: um que eles iam para o espaço, em outro o Cebolinha virava um cachorro), tem gibis traduzidos para várias línguas, tem vários produtos e já teve até um parque de diversão (já fiz até aniversário lá!). 

Em 2008, a turminha cresceu - e ganhou uma nova versão, a versão mangá, que fala sobre a turminha na adolescência. Os mangás são super divertidos e a turminha continua vivendo suas aventuras - agora com as típicas preocupações de adolescentes. A edição nº50 mostrou o casamento da Mônica e do Cebolinha, vale a pena ler!

Coleção minha/ da minha irmã de quadrinhos da turminha!


Vamos conhecer os personagens?

Mônica


A Mônica é uma menina que é chamada pelos meninos de "Dona da Rua". Ela é mandona e tem pavio curto. Os meninos adoram encher ela, a chamando de "Gorducha, baixinha e dentuça" e também adoram dar nós na orelha de seu coelhinho de pelúcia, o Sansão - o que faz com que ela saia correndo atrás deles com o Sansão para bater neles.


Cebolinha


O Cebolinha é um garoto que só tem 5 fios de cabelo e troca os R's pelos L's. Ele adora criar planos infalíveis para conseguir pegar o coelhinho da Mônica e para encher a garota - mas ele sempre falha. Tem um cachorrinho de estimação - o Floquinho - e ninguém nunca sabe de que lado é seu rosto e de que lado é seu rabo!




Magali


Magali é a gulosa da turma. Sempre está comendo e com fome. Ela pode comer o que quiser que não engorda. É a melhor amiga de Mônica. Tem um gatinho chamado Mingau, que também tem suas próprias aventuras! 



Cascão

Cascão não gosta de tomar banho. Por isso está sempre sujinho, foge da chuva e fica de fora sempre que a brincadeira envolver água. Ele é super criativo e adora usar a imaginação para tornar suas brincadeiras mais divertidas!



Entre aqui para ver mais quadrinhos!

Esse post fez parte da Blogagem Coletiva dos Blogueiros Amigos! Participe você também!