Turismo: Porto - Portugal

by - setembro 19, 2014

Oi, gente!

Como alguns de vocês devem saber, eu estou morando em Portugal! A cidade escolhida foi Porto, uma das maiores cidades do país, e que tem uma beleza incrível! A cidade tem o centro histórico considerado um Patrimônio Mundial da Humanidade!

Logo que cheguei, já adorei os ladrilhos espalhados por todo canto, de todas as cores, as construções antigas em todos os cantos e, é claro, a beleza do Rio Douro, que fica na cidade. 

Como estou aqui, resolvi separar alguns programas turísticos que eu acho que todos os visitantes devem fazer quando estiverem aqui!

Ok, essa foto tem vista para o Porto e para a Ribeira... É do lado oposto do Douro!

Almoçar na Ribeira, com vista para o Rio Douro
A Ribeira é a região do Porto cheia de restaurantes e cafés e que, durante o verão, também conta com barraquinhas à beira do Douro para que você comprar souvenirs e lembrancinhas. A vista é maravilhosa, e com certeza vale a pena passar um almoço olhando para o Douro! Para quem está vindo para o Porto pela primeira vez, vale a pena experimentar a famosa Francesinha, um prato típico daqui (sanduíche com vários tipos de carne, queijo, ovo, molho especial e batata frita). A francesinha varia de 5 a 12 euros.


Passear de barco no Rio Douro, na volta das 6 pontes
Existem várias companhias que fazem esse passeio, e é possível comprar um pacote que já vem com a visita à Cave de Vinho do Porto (com degustação). Dá para fazer logo depois do almoço na Ribeira, fica um programa bem gostoso! O barco dá uma volta no Rio Douro, indo quase até a Foz (onde o rio encontra com o mar), e conta um pouco sobre a história das seis pontes construídas dentro da região do Porto. Uma delas, inclusive, foi construída por Gustave Eiffel, o mesmo que fez a Torre Eiffel e a Estátua da Liberdade! A volta das pontes custa cerca de 10 euros.




Visitar uma Cave de Vinho do Porto
Eu confesso, não sou fã de vinho. Mas como vinha para Porto - e o vinho do Porto é bem conhecido e elogiado -, resolvi experimentar. E, para minha surpresa, eu até que gostei! O vinho do Porto é mais docinho do que os demais, pelo modo que as uvas são cultivadas. Vale a pena escolher uma cave em Gaia e fazer uma degustação! O preço varia de acordo com o tipo de visita, mas gira em torno dos 10 euros.

* É possível comprar passeios de barco e visitas à cave em conjunto, de modo que o valor fica mais baixo.



Subir na Torre dos Clérigos e apreciar a vista
A Torre dos Clérigos é o ponto mais alto da Cidade do Porto. A subida é um pouco difícil (a escada é estreita e não há outros meios de chegar), mas com certeza vale a pena! Dá para ver a cidade inteira - e até dar uma espiada no Douro e em Gaia! Para subir, o valor é de 2 euros. 


Para os amantes de livro: Livraria Lello
Essa é considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo. E não é a toa. O teto é todo trabalhado, há uma grande escadaria bem ao centro e, ainda, é claro, é lotado de livros! A livraria, infelizmente, não permite que os turista a fotografem (com pequenas exceções), e não é estranho encontrar uma fila na entrada para lá! A visita é gratuita.

Leia também

18 comentários!

  1. Acho que eu nunca moraria em Portugal... é parecida demais com o Brasil. Mas visitá-la deve ser muito legal! E esses pontos parecem bem legais.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu cheguei aqui e estranhei? Não parecia que eu tinha saído do Brasil, só que estava em outra região! hahaha
      Mas estou gostando bastante de morar aqui! As coisas são bem diferentes, apesar de parecidas hahaha
      Beijos!

      Excluir
  2. Portugal deve ser mto lindo msmo!!
    Ótimas dicas!
    Como os portugueses te receberam por aí?
    Ele são legais com os brasileiros?

    bjs! Boa estadia em Portugal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu fui bem recebida aqui, mas de um modo diferente do que eu seria recebida no Brasil! Os portugueses não nos recebem como se fossemos grandes amigos (como costumam fazer os brasileiros), mas apenas como convidados educados hahaha
      Estou adorando minha estadia aqui :)
      Obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  3. Guriia não sabia que tu estava em Portugal! Gostei do post, babei nos pontos turísticos, mas trate de contar TUDO! Como conseguiu o intercâmbio, se deu medo de abandonar o Brasil, o que teve que preparar...Sério fico muito empolgada com esse assunto, parabéns!

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vick!
      Eu estou fazendo intercâmbio por meio de um acordo entre a minha faculdade do Brasil e a faculdade que estou estudando aqui em Portugal!
      Confesso que estava um pouco ansiosa antes de sair do Brasil, mas não era medo não! Eu só queria chegar logo aqui para começar o meu intercâmbio hahaha
      A preparação é a pior parte - ter que achar apartamento, se preocupar com o visto, etc -, mas com certeza vale a pena *-*
      Beijos!

      Excluir
  4. Fiquei interessada na livraria, claro hahahahhahah morro de vontade de conhecer as famosas "livrarias mais bonitas do mundo". Tenho um amigo que está morando aí também, disse que é lindíssimo. As paisagens são magníficas mesmo.

    Beijos.
    -A.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda vou para a livraria em um horário que eles permitem que se tire fotografias, aí faço um post dedicado só à livraria aqui no blog <3
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Andrea.
    Adorei as fotos. A cidade parece ser linda! A vista para Porto e para a Ribeira é realmente de tirar o fôlego.
    A livraria é linda! *-*
    Espero visitar Portugal um dia.
    Você vai ficar quanto tempo por aí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cidade é mesmo maravilhosa!
      Eu vou ficar apenas por um semestre aqui (e já está acabando, não quero voltar ainda hahaha), e estou adorando tudo!
      Com certeza vale a pena a visita aqui :)
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi Deia, a cidade parece ser muito linda, um dia ainda vou visitar a cidade, fiquei com muita vontade por causa das fotos que você manda. A livraria é aquela que você compra livros baratinhos? Por fora ela já tem toda uma elegância, até imagino por dentro. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, não tem livros baratinhos lá ): Os preços dos livros aqui em Portugal são bem salgadinhos (geralmente são em torno de 15 euros, o que dá 45 reais), então acabei nem comprando o tanto de livros que eu imaginava que compraria! Mas é sempre bom visitar uma livraria nova, né? *-*
      Beijos!

      Excluir
  7. Poxa, sacanagem não poder fotografar a livraria! Queria muito ver como é por dentro, parece ser muito linda. *-*
    Portugal em geral parece ser muito lindo, gostaria de ter a oportunidade de conhecer qualquer hora. <3

    [N]ayh's Wonderland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nayh!
      A livraria permite que você entre para fotografar em um determinado horário! <3
      Vou tentar ir para lá um dia desses e fotografar para vocês :)
      Vale a pena conhecer, viu? As cidades aqui são mesmo muito bonitas!
      Beijos!

      Excluir
  8. Com certeza esta é uma cidade que pretendo conhecer em um futuro próximo, pois acho uma cidade muito linda e somente de conferir esta fotos, fiquei aqui sonhando alto.Obrigado por compartilhar as fotos, adoraria ver mais!!
    Beijo♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! :) A cidade é mesmo maravilhosa! Tenho certeza que vai adorar se conseguir vir para cá algum dia! :)

      Excluir
  9. Eu faço turismo de livraria quando viajo! Mesmo que seja pra alguma cidade pertinho da minha, já faço uma busca se rola incluir as livrarias no roteiro!
    Outro turismo que faço, é o de cinema! Tem algum super moderno por aí!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os cinemas aqui são relativamente normais, Georgia. Parecem no estilo "Cinemark"! A única coisa que eu acho engraçado é que eles colocam intervalo em todos os filmes! Diferente, né?
      Beijos!

      Excluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons