9 de julho de 2014

Breaking Bad: 3ª temporada

A resenha tem spoilers da primeira e da segunda temporada de Breaking Bad.

Depois de ser abandonado pela mulher, e diante de uma possível separação, Walter resolve desistir de seu papel como produtor de metanfetamina e está determinado a conseguir Skyler de volta. Quando, porém, recebe uma proposta irrecusável de Gustavo Fring, o dono dos Pollos Hermanos, rede de fast food que é usada como fachada para uma das maiores redes de distribuição de metanfetamina dos EUA, Walt terá que pensar duas vezes antes de dizer não.


Gus é impecável no que faz, e tem todo o cuidado para não ser reconhecido e ter bom nome na polícia. Ele apoia corridas beneficentes, dá comida de graça para os policiais, socializa com os membros da DEA... Tudo de forma a conquistar a confiança dos principais membros da DEA e, assim, não passar desconfiança por seus olhos.

Walt, então, volta a ativa, em um super laboratório e com um assistente a sua altura: Gale Boetticher, um químico que admira Heisenberg e a pureza de sua droga. Bem diferente de Jesse Pinkman em todos os sentidos. E, para Walter, é esse mesmo o problema. Por mais que Jesse e White se odeiem e briguem o tempo todo, Walt criou uma relação fraternal com ele, de modo a respeitá-lo e gostar de tê-lo por perto.



E é claro que não podemos esquecer de outros personagens relevantes para essa temporada: Mike, um dos capangas de Fring, que sabe perfeitamente o que faz e não hesita em terminar um trabalho que lhe foi dado - independente do que seja; Saul Goodman, mais uma vez, o advogado de Walter, que sabe tudo o que é necessário para que o 'cozinheiro' se dê bem no seu trabalho; Skyler, que não sabe bem como lidar com a nova identidade do marido; os irmãos Salamanca, que estão dispostos a se vingar pela morte de Tuco de qualquer maneira; Hank, meu personagem favorito da série, que faz de tudo para conseguir pegar Heisenberg, e nem desconfia que o produtor de  metanfetamina está debaixo de seu nariz; e Ted Beneke, o novo chefe de Skyler, que pode ter outros sentimentos por ela.


A terceira temporada de Breaking Bad foi ótima. Eu fiquei grudada na televisão a cada instante querendo saber o que aconteceria em breve. Como Walter conseguiria lidar com aquela situação, como seria sua relação com os outros personagens, qual seria a reação e Skyler ao descobrir o segredo do marido. Eu gostei muito da aparição de Gale, o personagem é engraçado, inteligente e só está no ramo das drogas por não ter conseguido coisa melhor com a profissão que escolheu.

Essa é a primeira vez que Walt começa a ter crises em relação o que ele está fazendo: de que adianta fazer algo para a família, se esta não está próxima dele? Ao longo da terceira temporada, vemos desentendimentos entre Pinkman e White, mas ao mesmo tempo, vemos a relação de confiança que um tem com o outro. E o final da temporada, com o qual eu fiquei inconformada e chocada, prova que essa confiança existe, apesar de qualquer coisa. Vale muito a pena assistir!