27 de maio de 2012

Edgar Allan Poe


Hoje vou falar de um autor muito reconhecido internacionalmente, que foi um dos criadores dos gêneros policiar e thriller. Sim, é ele: Edgar Allan Poe.

Poe era filho de dois atores, que morreram enquanto ainda era criança, e cresceu com uma família adotiva, que lhe forneceu o melhor estudo possível. Na universidade, destacava-se por sua inteligência e, ao mesmo tempo, por seu temperamento - que o levou a ser expulso.

Após a morte de sua mãe adotiva, seu pai adotivo casou-se e teve dois filhos, o que o impediu de ficar com o dinheiro da família. Mesmo assim, ao vencer alguns concursos de contos e poesias, conseguiu se manter economicamente. 

Com isso, foi convidado para dirigir uma revista, na qual pode exibir seu talento. Nesse período, casou-se com Virgínia Clemm. Dois anos após, devido à relação com o alcoolismo, Poe foi demitido do emprego, passando a produzir como freelancer, sem conseguir receber o suficiente para continuar a viver a vida que levava. 

Para piorar o problema, sua mulher morreu - fazendo com que bebesse ainda mais e começasse a delirar. Logo antes de sua morte, foi encontrado em uma praça, delirando, chamando por "Reynolds" - não se sabe o que aconteceu naquela noite.


Conheci Poe por meio de seu conto, "O Gato Preto". Confesso que quando li pela primeira vez fiquei perturbada com a história e, ao mesmo tempo, curiosa para procurar outros contos do autor. O autor, além de contos também escreveu poesias, sendo que ficou mundialmente reconhecido por "O corvo". O autor é conhecido por ser sombrio, escrevendo poemas e contos como os que citei acima. Inclusive lançaram agora um filme sobre ele, no qual fazem uma suposição sobre sua morte - e, depois de assisti-lo, lembrei do interesse que tenho sobre o autor e resolvi postar um pouco sobre ele aqui!


Para saber mais: [1] (alguns contos dele estão disponíveis aqui!), [2], [3]



18 de maio de 2012

Celso Daniel

Bom, esse é um nome que tem saído com bastante frequência na mídia e que eu só ouvi falar depois de começar a ir com certa frequência para Santo André. 

Celso Daniel era um político, filiado ao PT, que foi prefeito de Santo André de 1997 a 2002, quando foi assassinado, com 8 tiros. O fato de ter morrido assassinado tornou o seu nome famoso, e com inúmeras homenagens, claramente vistas ao circular pela cidade que governou. 

A morte se deu dois dias após o sequestro do prefeito, que voltava de São Paulo acompanhado de seu empresário, Sérgio Gomes da Silva, o Sombra. O grupo levou apenas o prefeito deixando Sombra no local. 

O caso já foi investigado pelo Ministério Público (MP), pela polícia e por CPIs. Investigações concluíram que, entre os participantes haviam um menor de idade, que confessou o crime. A polícia defende que a intenção não era sequestrar o ex-prefeito, mas o MP acredita que um dos mandantes do crime foi Sombra.

Após o início das investigações, pelo menos sete testemunhas foram morreram, vítimas de homicídio. Dentre os acusados, apenas um foi condenado. Sombra continua em liberdade, beneficiado com o habeas copus. Seu advogado entrou com um recurso pedindo a anulação de sua sentença, mas foi negado. O julgamento ainda não foi marcado.

Na semana passada (dia 10/05), houve o julgamento de 3 acusados, todos condenados pelo júri. Outros dois réus que também seriam julgados semana passada tiveram seu julgamento remarcado para 16 de agosto, já que os advogados abandonaram o plenário. 

Para saber mais: [1], [2], [3], [4]

11 de maio de 2012

Jack, o estripador

Eu não sabia o que postar, até que vi uma notícia no twitter do Estadão que falava sobre o Jack, o Estripador. Nunca soube muito sobre ele, nem procurei saber, mas fiquei curiosa. Então, para entender melhor a notícia, resolvi pesquisar sobre ele. 


Mary Kelly, a 5ª vítima do estripador

Quem era Jack, o estripador? Jack foi um serial killer que assombrou a Inglaterra em 1888. Ele ficou conhecido pela brutalidade de seus crimes (ele matava prostitutas, as estrangulando e mutilando), pela ampla divulgação deles na mídia e, principalmente, pelo fato de nunca ter sido pego. 

Apesar da grande fama, 'só' se têm confirmado que 5 mulheres morreram por suas crueldades, encontradas sempre com cortes na garganta e no abdômen, com remoção de órgãos internos.

Por causa da sua crueldade e sua anonimidade muitas teorias conspiratórias, pesquisas e histórias sobre quem era ele. Filmes como Do Inferno, com Johnny Depp, e Jack, o estripador, tratam sobre sua história, de diferentes pontos de vistas. 

A notícia do Estadão que eu falei trata de mais uma teoria sobre quem poderia ter sido Jack: uma mulher que, por não conseguir engravidar, se vinga, matando mulheres que têm essa possibilidade (por isso tirou o útero de 3 de suas vítimas). Outro fato que nos levaria à essa mulher seria o fato de seu marido manter um relacionamento com a última vítima!

Para saber mais: [1], [2]

5 de maio de 2012

Os Vingadores


Essa semana fui ao cinema para assistir Os Vingadores e, com certeza, posso dizer que é um filme muito bom - recomendo a todos!

Loki, irmão adotivo de Thor, chega a Terra com o intuito de se tornar o rei dos humanos. Com seu cetro, consegue fazer com que todos em quem encosta tornem-se seus servos. Ao perceber a ameaça, Nick Furry, diretor da SHIELD, uma agência que protege a Terra de ameaças, reúne os heróis conhecidos na Terra para lutar contra a ameaça trazida por Loki. 

O filme me surpreendeu, além da ação, sempre presente nos filmes da Marvel, houve um toque de humor, provido não somente por Tony Stark (personagem irônico em todos seus filmes), mas também pelos outros personagens do filme. Quem também me impressionou foi o Hulk, que em seus filmes lutava para ter controle sobre o monstro verde e que, aqui, já parecia consciente do que ocorria quando virava o Hulk.


Agora um pouquinho sobre cada personagem:


Homem de Ferro
O homem de ferro não é ninguém mais que Tony Stark, um cientista muito inteligente e empresário, dono de uma empresa que, inicialmente, focava em armas. Depois de ser sequestrado no Iraque (nos HQs ele é sequestrado no Vietnã), Stark constrói uma armadura que permitiria uma fuga de seu cativeiro e, ao mesmo tempo, protegeria seu coração dos estilhaços de armamento que estava em seu corpo. Após a fuga, Stark desiste do ramo bélico e otimiza sua armadura, passando a agir como super herói. 



Hulk
Hulk, na verdade, é Bruce Banner, um cientista que, na tentativa de criar uma bomba gama, acaba estando presente no momento da explosão. Ao invés de morrer, como esperado, sofre mudanças genéticas que o fazem se tornar uma criatura verde e gigante, sem consciência dos seus feitos durante a transformação. A maior dificuldade do dr. Banner agora é conseguir controlar sua raiva para não se transformar no Hulk.


Thor
Thor é um Deus conhecido da literatura nórdica. Sua história se encontra com a dos Vingadores pelo fato de ter sido exilado na Terra, após de ser destronado por seu pai, Odin, e de modo a não assumir a coroa de Asgard. Na Terra, Thor faz de tudo para encontrar seu martelo - que é sua fonte de poder -, e acaba descobrindo que Loki, seu irmão, na verdade não é filho verdadeiro de seu pai - e fará de tudo para assumir o poder de Asgard. Ao perceber que Thor tem humildade e entende as necessidades de seu povo, Odin permite que assuma o trono.


Capitão América
O Capitão América é Steve Rogers, um soldado modificado que lutou durante a Segunda Guerra Mundial. Como não podia lutar na guerra, o patriota Rogers aceitou se submeter a uma modificação genética, que o fortaleceria e permitiria que lutasse. Ao encontrar, durante a guerra, o Caveira Vermelha, que planeja utilizar uma fonte de energia milenar (o tesseract), que é um dos tesouros de Odin, ele descobre que há mais para lutar do que apenas contra o nazismo de Hitler. Ao tentar, porém, esconder o tesseract, acaba caindo junto na água - e é congelado durante 70 anos, quando finalmente acorda nos dias atuais.

Viúva Negra
Dentre os Vingadores, a Viúva Negra é uma das únicas que não teve um filme próprio. Ela é Natasha Romanoff, uma ex-espiã soviética, que atuava como inimiga do homem de ferro e, depois (não sei o porquê) entra para a SHIELD e, posteriormente, para os Vingadores. Como não leio os HQs e o filme não conta muito sobre a história dela, só posso dizer que ela foi vítima de experiência soviética, de modo a retardar seu envelhecimento, melhorar seu sistema imunológico e reforçar sua resistência física.


Gavião Arqueiro
Também não há filme sobre o Gavião Arqueiro e a única referencia a seu passado no filme dos vingadores é de um envolvimento com a Viúva Negra. Os dois se envolveram durante o tempo em que ambos se colocavam contra o Homem de Ferro. Após regenerado, muda de lado e passa a atuar juntamente com os Vingadores. Ele não tem nenhum poder sobre-humano, apenas tem uma visão muito boa e tem uma ótima mira, o que justifica suas habilidades com arco e flecha.