18 de maio de 2012

Celso Daniel

Bom, esse é um nome que tem saído com bastante frequência na mídia e que eu só ouvi falar depois de começar a ir com certa frequência para Santo André. 

Celso Daniel era um político, filiado ao PT, que foi prefeito de Santo André de 1997 a 2002, quando foi assassinado, com 8 tiros. O fato de ter morrido assassinado tornou o seu nome famoso, e com inúmeras homenagens, claramente vistas ao circular pela cidade que governou. 

A morte se deu dois dias após o sequestro do prefeito, que voltava de São Paulo acompanhado de seu empresário, Sérgio Gomes da Silva, o Sombra. O grupo levou apenas o prefeito deixando Sombra no local. 

O caso já foi investigado pelo Ministério Público (MP), pela polícia e por CPIs. Investigações concluíram que, entre os participantes haviam um menor de idade, que confessou o crime. A polícia defende que a intenção não era sequestrar o ex-prefeito, mas o MP acredita que um dos mandantes do crime foi Sombra.

Após o início das investigações, pelo menos sete testemunhas foram morreram, vítimas de homicídio. Dentre os acusados, apenas um foi condenado. Sombra continua em liberdade, beneficiado com o habeas copus. Seu advogado entrou com um recurso pedindo a anulação de sua sentença, mas foi negado. O julgamento ainda não foi marcado.

Na semana passada (dia 10/05), houve o julgamento de 3 acusados, todos condenados pelo júri. Outros dois réus que também seriam julgados semana passada tiveram seu julgamento remarcado para 16 de agosto, já que os advogados abandonaram o plenário. 

Para saber mais: [1], [2], [3], [4]