Comissão da verdade

by - junho 11, 2012



Encontrei esse vídeo que pode ajudar a explicar de um jeito fácil de entender um pouquinho da Ditadura e qual o objetivo da comissão da verdade. Acho muito legal um programa como o CQC, que atrai muitos jovens (que procuram ver o programa apenas para a diversão) e faz com que eles acompanhem, pelo menos um pouco, o que acontece na política do nosso país...

Bom, depois de ver o vídeo eu vou falar um pouquinho do que eu sei dessa Comissão. Ela foi instalada no dia 16 de Maio, após a aprovação da presidente Dilma Roussef. O objetivo desse órgão é examinar aquelas violações aos direitos humanos que ocorreram durante a ditadura militar do Brasil.Além dos crimes cometidos pelo governo militar, a Comissão da Verdade analisará tudo o que ocorreu a partir do fim do Estado Novo - governo ditatorial de Getúlio Vargas.

O grupo encarregado de analisar é formado por sete integrantes que terão dois anos para investigar os casos, com um dever de elaborar um relatório apontando as circunstâncias e os responsáveis por torturas, mortes e desaparecimentos dos presos políticos aqui. 

Apesar de procurar por responsáveis, o intuito dessa Comissão não é puni-los, já que isso feriria a Lei da Anistia, que foi feita com caráter amplo, geral e irrestrito, ou seja abrangendo tanto os presos políticos da época quanto àqueles que faziam parte do governo e, também, àqueles integrantes de luta armada contra o governo da época. 

O foco desse grupo é encontrar o que aconteceu com os desaparecidos políticos: muitas famílias não sabem, até hoje, o que aconteceu com seus entes que sumiram nesse período - o que, para muitos, é pior do que a confirmação da morte. Com o relatório sobre esses casos, há a possibilidade de localizar e identificar os corpos.

A Comissão da Verdade foi aprovada no Congresso após dois anos de muitas polêmicas e negociações. O Brasil foi o último país latino americano a colocar tal grupo em prática, o que contribuiu para que fosse pressionado a aprová-lo. Além da pressão internacional, muitos familiares de mortos desaparecidos políticos conseguiram o reconhecimento das mortes pelo Estado e passaram a receber indenizações por isso, mesmo sem nunca saber o que ocorreu com seus parentes.


Para saber mais: [1]; [2][3]

Leia também

2 comentários!

  1. Seu post me esclareceu bastante não sabia mt bem o que era.
    valeu
    mt bom

    ResponderExcluir
  2. Eu também não sabia muito sobre essa comissão, mas seu texto foi realmente esclarecedor.
    Parabéns Déia

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons