Quem procura acha

by - maio 04, 2010

Imagem retirada de Getty Images

Com o avanço constante da tecnologia e da globalização, as informações estão cada vez mais acessíveis à população, através da internet. Apesar disso, não é possível ter plena confiança naquilo que se veicula por esse meio de comunicação.

Existem vários motivos que geram a desconfiança quanto a informação presente na internet. Um deles é o grande número de documentos apócrifos, ou seja, cujo autor não é revelado. Isso permite que ele escreva documentos sem veracidade – e não seja reconhecido por tal ato. Além disso, também há publicações de falsa autoria. Isso ocorre, por exemplo, quando o escritor, para tentar convencer o leitor a ler seu texto, já que autores conhecidos são mais procurados; ou para prejudicar o verdadeiro dono do nome.

No entanto, mesmo com fontes não – confiáveis, é possível realizar uma pesquisa de qualidade na internet. Para tal, ao ler um texto, deve-se procurar verificar se a fonte é confiável, entrando em sites de institutos e universidades renomadas, por exemplo. Além disso, para garantir a veracidade do texto, o recomendado é procurar confirmar a informação em diferentes lugares, comparando seus conteúdos.

Ressalta-se também que, sem a internet, algumas informações não seriam acessíveis. A Biblioteca Mundial Digital da ONU é um exemplo disso. Objetos que antes só eram acessados através de viagens, dinheiro e tempo estão agora disponíveis em qualquer idioma, de graça e na velocidade de um clique.

Portanto, apesar de a internet divulgar informações incorretas, ela também divulga conteúdos de grande valor. Por isso, este meio de pesquisar não deve ser excluído. Só cabe ao indivíduo saber diferenciar o bom do ruim para, assim, não se prejudicar.

(Fuvest 2008)

Leia também

1 comentários!

  1. claro q o "bom" nos ajuda em pesquisas pra faculdade ou pra trabalho, mas o "ruim" (ou o erro proposital) são grandes fontes de diversão...claro, q qndo o professor dá uma nota 3 por um trabalho com pesquisa mal feita a fonte de diversão acaba não sendo tão boa :B

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons