Violenta Sociedade

by - junho 08, 2009

Um dos problemas mais enfrentados pelos principais centros da sociedade contemporânea é a violência urbana. O problema abrange muitas cidades importantes e possui diferentes causas, mas sempre com a mesma dificuldade: qual seria a melhor solução.

As principais causas do problema são a má relação entre os familiares do indivíduo e a falta de condições de estudo para uma possível ascensão social. A má distribuição de renda priva muitas pessoas de uma boa educação e de uma boa moradia e, sem conseguir ascender na vida de forma legal, a pessoa acaba aderindo à violência. Além de agir de maneira violenta, o indivíduo tenta fugir da realidade por meio de drogas e bebidas alcoólicas, iniciando um ciclo vicioso, no qual começa a praticar a violência para comprar sua fonte de escapismo.



Existem muitas propostas para solucionar o problema da violência urbana, tais como o reforço policial e, o mais difícil, uma melhor distribuição de renda. Os reforços policiais usariam a violência para acabar com a violência e reprimiria todos aqueles que a praticam. O grande desafio seria a melhor distribuição de renda, os que sentiam prejudicados por ela não teriam mais o prejuízo, e a educação conscientizaria cada um de seu papel perante a sociedade, causando a inclusão social e reduzindo as disparidades entre as classes.

A violência urbana é um problema para ampla discussão e só poderá ser apaziguada com a contribuição de todos. A melhor distribuição de renda e a educação seriam as melhoreas soluções, porém todo o processo é muito complicado. Vale lembrar que para a resolução de um problema é necessário dar o primeiro passo, então, quando será dado?
PUCSP 2008/ 2s

Leia também

0 comentários!

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons