15 de maio de 2021

Um Ano Inesquecível

Nome: Um Ano Inesquecível
Autor: Paula Pimenta | Babi Dewet | Bruna Vieira | Thalita Rebouças
Páginas: 400
Editora: Gutenberg

O livro é uma coletânea de contos organizado pela editora Gutenberg e dedicado às estações do ano! Cada um encontrou uma maneira de colocar a estação na história e fazer com que tudo fique ainda mais fácil de ambientar! Eu já sei qual é meu conto preferido, mas acho que isso pode variar de acordo com o leitor e com o que você mais se identifica! 

O livro é bem fofo e com certeza é uma ótima leitura para se fazer quando se quer um pouquinho de romance para aquecer o coração!



Enquanto a Neve Cair, Paula Pimenta

Mabel é uma adolescente típica. Seus pais prepararam para ela: uma viagem inesquecível para que ela possa realizar o sonho de aprender a esquiar no Chile! Mas tudo o que ela quer é passar a semana na fazenda da amiga - tudo isso para poder encontrar o seu crush, que finalmente está solteiro!

No começo, ela é bem chatinha - faz birra e parece uma criança mal agradecida. Mas depois de perceber o esforço dos pais e abrir os olhos para quem realmente seu crush é, ela decide aproveitar a neve!

Depois que Mabel parou de fazer birra, comecei a gostar mais da personagem e o conto ficou mais gostoso de ler! E, é claro, que parte disso se dá à Ben, um garoto que sabe o que dizer na hora certa! Só não sei como é que ele conseguiu se aproximar da Mabel na fase chatinha dela, viu?

Paula Pimenta nunca decepciona. E, apesar do frio do inverno chileno, meu coração ficou bem quentinho quando li!


O Som dos Sentimentos, Babi Dewet

A maior parte do conto se passa na Avenida Paulista, bem ali no vão do MASP! Isso já fez com que eu começasse a leitura animada! João Paulo é um músico de rua, que se desafiou a tocar todos os dias bem ali. Anna Júlia odeia música - ou qualquer coisa que possa alterar seu emocional e distancia-la do futuro que seus pais imaginaram para ela. Mas quando aquele garoto resolve tocar a música que leva seu nome, é claro que ela não poderia deixar barato!

Apesar de ter tudo para que eu me identificasse - a futura profissão de Anna, o fato de eu amar a avenida Paulista e passear naquela região, inclusive passar ouvindo e vendo gente se apresentar por ali (saudades), eu não me identifiquei tanto com a história. 

O que mais gostei foi o fato das músicas realmente integrarem a história, sendo um complemento incrível enquanto estamos lendo!

A base do conto é boa, mas fiquei super curiosa para acompanhar algumas decisões que os personagens não chegaram a tomar (será que Anna vai decidir pelo direito? será que João vai conseguir ganhar a competição? será que os dois vão ficar mesmo juntos?)... Com certeza é um bom cliffhanger caso a autora decida continuar a história!


A Matemática das Flores, Bruna Vieira

Jasmine está correndo o risco de repetir o último ano do ensino médio. E, por mais que tente, não consegue enfiar matemática de jeito nenhum dentro da cabeça. Por suas costas, a mãe e a escola elaboram um plano para ajuda-la: a partir de agora, até o dia da última prova, Jas teria aulas particulares todos os dias no final da tarde.

Apesar de ir a contragosto, pois o professor de matemática é o mais rigoroso de todos, ela se surpreende quando descobre que quem vai dar aula é um garoto apenas alguns anos mais velho! Não é que as aulas agora já não parecem tão ruins?

Eu amei esse conto! Consegui me identificar com Jasmine, sua dificuldade em matemática e a forma como ela conseguiu lidar com os problemas que estavam acontecendo em seu entorno. A personagem é forte e determinada, bem do jeitinho que eu gosto! A forma como amadureceu ao longo da história também é incrível e foi super bem construído! 

Também gostei de como a autora conseguiu incluir a primavera em todos os detalhes - da profissão da mãe ao nome da protagonista. Tudo foi muito bem pensado e foi apenas mais um dos motivos pelo qual esse foi o meu conto favorito da coletânea!

Amor de Carnaval, Thalita Rebouças


O verão acompanha um trio inseparável de amigas: Inha, Tati e Kaká. As três sabem exatamente o que querem da vida: Tati quer ser famosa; Kaká quer ser uma princesa (sim, é isso mesmo - ela tem até uma lista de príncipes que poderiam ser seus pretendentes!) e Inha, a mais reservada das três, quer ser nutricionista.

Durante o verão, tudo parece estar seguindo o caminho certo: Tati finalmente consegue seus cinco minutos de fama ao se ver sendo a irmã do ficante da funkeira do momento! E é assim que ela consegue, junto com suas amigas, ingressos para o camarote do carnaval no Rio!

E é lá que Inha, que estava ainda superando o relacionamento anterior, conhece Guima, um garoto que tem tudo a ver com ela - parece que realmente foram feitos um para o outro! Mas será que ele é tão perfeito quanto parece?

Eu amei a forma como Thalita escreveu seu conto - a narradora parece ser nossa amiga que está contando uma fofoca enquanto conta o que está acontecendo na história. Eu confesso que não me identifiquei muito com as personagens - principalmente Tati e Kaká. Apesar de ela afirmar mil vezes durante a narrativa que as duas são fofas, eu não consigo me ver sendo amiga delas.

Apesar de ter adorado o início do romance entre Guima e Inha, e ter ficado tensa com a reviravolta, confesso que nunca ficaria com a pessoa depois do que aconteceu. Principalmente por conta da insistência dele!

De qualquer forma, o conto também é bem fofinho e super fácil de ler! Foi uma ótima história para encerrar esse ano inesquecível!