25 de novembro de 2018

Whale Watching

Uma das coisas que eu tinha vontade de fazer algum dia é ver baleias em seu habitat natural. Tive essa oportunidade esse ano, no Canadá. Eu fui para o país no final de setembro para o casamento da minha prima na Nova Scotia. Depois do casamento, ia de carro até os Estados Unidos e no caminho poderia parar em dois lugares para ver as baleias.

Por ser bem na rota que eu usaria para cruzar a fronteiras, decidimos ver as baleias na cidade de Saint Andrews, no Estado de New Brunswick. A cidade é bem pequenininha e tem vários tours para ver baleias. Conseguimos fazer nossa reserva no Jolly Breeze (eles não têm site, fizemos a reserva por telefone). Os valores variam de 25 a 65 dólares canadenses, de acordo com a idade e o tipo de barco escolhido. Eles disseram que nessa temporada tinham tido 100% de sucesso em ver baleias durante os passeios. Antes de decidir por um passeio desse, é bom verificar se ainda é a época de ver baleias (lá, elas podem ser vistas entre maio e outubro).

Chegamos lá no horário combinado, pagamos nossa entrada e fomos para o local indicado aguardar a entrada. O passeio demoraria ao redor de 03 horas, seria servida uma sopa (estava bem friozinho, então foi ótimo) e se a gente quisesse, tinha um menu com algumas comidinhas, caso tivéssemos fome (mas também podíamos levar a nossa própria comida). E como estava friozinho e ventando, eles também tinham cobertores disponíveis dentro do barco e emprestavam casacos antes de entrarmos.

Enquanto não encontramos as baleias, pudemos ver outros animais: passamos por golfinhos e águias (aquelas bem grandonas!). Também pudemos aproveitar a paisagem, cheia de ilhas e com alguns faróis. Além disso, durante o tempo de espera, eles tinham várias outras espécies de animais marinhos dentro de um recipiente (como ouriços, lagostas e caranguejos) e eles explicavam um pouco sobre cada um deles e nos deixava tocar.

Depois de quase uma hora no barco, finalmente encontramos as baleias! Eles têm uma grande variedade por lá, mas as que vimos eram as famosas jubartes (que também temos aqui no Brasil). Elas eram lindas e pacíficas, simplesmente tomando seu caminho no mar enquanto os barcos estavam parados as observando. Elas chegaram bem pertinho de onde estávamos - e até levei um susto quando elas soltaram a água quase do lado do nosso barco! O único porém: vá preparado, o cheiro das baleias não é muito bom não haha.

Ficamos um bom tempo as observando e voltamos para nosso ponto de partida. Enquanto estávamos voltando ainda pudemos ver outra espécie de baleia - mas o barco estava voltando muito rápido e não conseguimos parar para ver qual era :(

Enfim... Achei que o passeio valeu bem a pena, foi mais ou menos o que eu esperava e fiquei feliz de ter conseguido ver as baleias, pacíficas, em seu ritmo, dentro do mar - exatamente como deveria ser.