22 de novembro de 2018

O Reino de Zália

Nome: O Reino de Zália
Autora: Luly Trigo
Editora: Seguinte
Páginas: 434


Zália é a princesa de Galdino. Como não é a herdeira, ela cresceu longe de tudo, em um internato, para que pudesse ter a vida mais normal possível afastada do palácio - um lugar onde pudesse ter amigos de verdade e visse um pouco como é a vida das pessoas fora do castelo.

Tudo vira de cabeça para baixo quando seu irmão, o herdeiro, sofre um atentado e morre. Em pouco tempo, ela tem que abandonar a vida relativamente afastada que levava e assumir como herdeira-regente, tentar entender os motivos pelos quais a população poderia vir a fazer algo tão extremo como matar seu irmão e, ainda, provar para todos que ela tem a capacidade para assumir o poder, ainda que tenha apenas 17 anos.


Zália é o tipo de personagem que eu gosto: ela é uma garota forte, decidida e que não tem medo de fazer o que ela acha certo - ainda que o faça cheia de dúvidas. Ela também sabe valorizar as amizades e sempre tenta ver o melhor de cada um.

Seus amigos também são ótimos. Estão sempre ali para apoia-la em suas decisões e dar o suporte que ela precisa para passar por essa situação inusitada em que se encontra. Sua mãe também é incrível, sempre apoiando a garota para que ela tome as decisões com base naquilo que acredita e naquilo que seu coração diz ser certo.

Lendo o livro, não dá para não comparar com a situação que estamos vivendo no país - com certeza isso serviu de inspiração, ainda que levemente, para a autora. Galdino é um reino que foi governado por muito tempo pelas mesmas pessoas e a corrupção está tão enraizada que é difícil para Zália entender o que ela poderia fazer para melhorar seu país.

Gostei muito do livro! Li tudo em uma tacada só. Eu adoro quando um livro me prende assim - e pode ter certeza que a escrita da Luly me conquistou! Para quem gosta de livros que têm uma trama política e aquela pitada de romance, vale a pena a leitura!