8 de novembro de 2018

O Fantasma da Ópera


O Fantasma da Ópera se passa na França, no século XIX. Na noite de estreia de um novo musical, La Carlotta, a protagonista, decide abandonar os ensaios. Sem substituta, os novos donos do Teatro decidem arriscar e escalar Christine Daae, que fazia parte do coro.

Durante sua apresentação, Christine chama a atenção de Raoul, o Visconde de Chagny, o novo patrocinador da companhia. Eles cresceram juntos e o reencontro deles faz com que se apaixonem.

O que as pessoas não sabem é que Christine tem um tutor misterioso, que a ensinou a cantar da forma como ela faz hoje em dia: o Fantasma da Ópera. Nem a atriz conhece seu mestre. O Fantasma, que usa uma máscara para esconder um defeito em seu rosto, vive embaixo da Ópera - e sabe como fazer com que o teatro faça exatamente o que ele quer.


O Fantasma da Ópera é o musical que está há mais tempo em cartaz na Broadway (são 30 anos!) - e essa não é a primeira vez que eles vêm para o Brasil. Lembro de ter curtido bastante, mas mesmo assim não lembrava exatamente qual era a história.

Eu, que sempre amei as músicas do Fantasma da Ópera, estava com um pouco de medo de escutar as versões em português - acho super esquisito quando você está acostumado com uma música e eles adaptam. Mas achei que as versões abrasileiradas ficaram boas! 

Os atores também são incríveis. Fui assistir a peça no dia 24/10, uma quarta-feira, e, infelizmente, a luz acabou no meio do espetáculo. Mesmo sem o microfone, a voz de Thiago Arancam, que estava interpretando o Fantasma no dia, ecoou até a última fileira - dava para escutá-lo perfeitamente, foi impressionante!

Por conta do problema com a luz, a Tickets for Fun foi bem rápida em resolver o problema de todos os que estiveram presentes na data - eles reembolsaram os ingressos daqueles que não queriam ou não podiam voltar e remarcaram com rapidez para quem quisesse assistir de novo. Assim, voltei no dia 07/11 - dessa vez com Leonardo Neiva como o Fantasma - e consegui assistir a peça por completo.


O Fantasma da Ópera está em cartaz no Teatro Renault, em São Paulo, até janeiro de 2019. Os valores variam de R$ 37,50 (estudante no Balcão Economy) a R$ 280,00 (inteira na plateia vip). Se tiver a  oportunidade, vale muito a pena assistir!

Todas as fotos foram retiradas do site do musical.