16 de setembro de 2018

The Keepers


Irmã Cathy Cesnik, uma freira e professora muito querida por todos, desapareceu em novembro de 1969. Seu corpo só fora encontrado dois meses depois, e trouxe à tona diversos segredos envolvendo a Igreja e uma série de crimes que aconteceram na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos. As investigações, no entanto, não foram concluídas e o caso continua um mistério.

Essa série me deixou bem impressionada. Eu comecei a ver achando que era uma série sobre a investigação de um desaparecimento (ou homicídio) da Irmã Cathy, a professora de uma escola católica. Mas era algo bem mais profundo, bem mais chocante.

A Irmã Cathy morreu para proteger o segredo obscuro de figuras importantes da escola: eles abusavam de boa parte das alunas. Ela morreu tentando ajudar as garotas, se colocando frente a frente com o abusador para fazer com que as garotas não sofressem mais.

Muitas delas acabaram isolando o período da escola de suas cabeças, já que só assim conseguiriam seguir em frente... Tudo isso muito antes do escândalo do Spotlight - que gerou o filme que levou o Oscar em 2016... O que com certeza deixou as garotas ainda com mais medo de denunciarem... mas quando começaram a lembrar do que aconteceu, criaram coragem, aguentaram firme e decidiram compartilhar com o mundo o que realmente aconteceu...