8 de julho de 2018

Homem de Ferro 2


Após confessar ao mundo ser o Homem de Ferro, Tony Stark (Robert Downey Jr.) passa a ser alvo do governo dos Estados Unidos, que deseja que ele entregue seu poderoso traje. Com a negativa, o governo passa a desenvolver um novo traje com o maior rival de Stark, Justin Hammer (Sam Rockwell). Jim Rhodes (Don Cheadle), o braço direito de Tony, é colocado no centro deste conflito, o que faz com que assuma a identidade de Máquina de Combate. Paralelamente, Ivan Vanko (Mickey Rourke) cria o alter-ego de Whiplash para se vingar dos atos da família Stark no passado. Para combater Whiplash e a perseguição do governo, Stark conta com o apoio de sua nova assistente, Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), e de Nick Fury (Samuel L. Jackson), o diretor da S.H.I.E.L.D.
Dentre os filmes do Homem de Ferro, esse é o que eu menos gosto. Nesse filme, os efeitos do arc, o produto que mantém Tony Stark vivo, também prejudica sua saúde. Cada vez mais debilitado, Tony passa a agir de forma ainda mais imprevisível, fazendo o que dá na cabeça. 

Tudo isso acontece enquanto Ivan Vanko aparece, com uma tecnologia parecida com a utilizada por Stark em sua armadura de Homem de Ferro - uma tecnologia que Tony tinha prometido que ninguém teria acesso por anos. E, é claro, que ele vai ameaçar não só a segurança dos Estados Unidos, como também afeta o futuro de Stark.

Apesar de ter gostado do filme, não curti muito a participação de Justin Hammer - que era o principal concorrente das Indústrias Stark quando ela vendia armamentos. O personagem é típico daqueles de comédia pastelão (que eu acho bem sem graça), faz piadinhas com todas as situações, e apesar de ser o dono da empresa, aparentemente não entende nada do que faz... Tanto que precisa recorrer a um estrangeiro, que nem fala inglês direito e tem obviamente outras intenções.

Mesmo assim, gostei de ver Stark desafiando a si mesmo, tentando entender o motivo pelo qual está lá e o porque de tudo aquilo estar acontecendo. Para quem é fã do herói e do Universo Cinematográfico da Marvel, vale a pena assistir!