4 de julho de 2018

Como foi passar o 4 de julho nos Estados Unidos


Em julho de 2014, plena Copa do Mundo no Brasil, eu e minha irmã partimos para visitar a família que ela fez intercâbio em Dysart, uma cidadezinha simpática no interior de Iowa. Um dos dias que nós passaríamos ali era o 4 de julho, o dia da independência dos Estados Unidos e a data mais comemorada por eles.

No dia, o Brasil tinha o primeiro jogo fora da fase dos grupos: um jogo que ganhamos contra a Colômbia (pelo menos ainda não foi o tão memorado 7 a 1 contra a Alemanha, né?)... Logo que acordamos, a família já nos presenteou com uma blusa com a bandeira norte-americana, para nós passarmos o dia da maneira certa! Nós vestimos e saímos nas ruas para ver a parada que acontece todos os anos na cidade!



Não sei bem como que funciona, mas tinham vários grupos representados ali: as líderes de torcida da escola da região, a banda da escola, o time de natação, o corpo de bombeiros dali (todos voluntários) e até o avô da família que estávamos hospedadas construiu um carro especialmente para aquele dia (achei super fofo!).

Na hora do almoço, a família inteira foi para a casa dos avôs, onde tivemos um almoço tipicamente americano: hambúrguer. Nós mesmos montamos nossos sanduíches do jeito que preferíamos, e estava tudo uma delícia!


Depois voltamos para a casa da família para, claro, assistir o jogo do Brasil (afinal de contas, brasileiro é meio viciado em copa do mundo, né?) e levamos todo mundo junto com a gente!

Enquanto o jogo passava, a casa foi esvaziando, já que cada um tinha um lugar para ir. Naquela tarde, a cidade organizou atividades (como jogar o ovo entre duplas e ir se afastando, para ver quem ia ganhar), um show de talentos e até uma competição para ver quem fazia o melhor cookie! E no centrinho, tinham várias barracas não só com os jogos (como aquele que você joga a bolinha para a pessoa cair na água), mas também com comidas típicas (oi, funnel cake).

No final do dia, já depois de escurecer, soltaram os fogos! O engraçado é que em Iowa não são permitidos fogos de artifício, com exceção de poucas datas - como o 04 de julho! Achei bem legal passar a data lá e super iria de novo! Não sei como é em outras cidades, mas se você tiver a oportunidade, vale a pena!