16 de janeiro de 2018

Treze

Nome: Treze
Autora: FML Pepper
Editora:  Galera Record
Páginas: 406



Rebeca foi criada de um jeito diferente. Sua mãe a ensinou que ninguém faz algo sem querer nada em troca; o amor não existe; e a melhor maneira de conseguir as coisas é com aquele jeitinho, sem se importar em usar as pessoas para conseguir as coisas, nem mesmo em aplicar golpes para conseguir se safar.

Apesar de concordar com as coisas que sua mãe disse, Rebeca acredita na amizade - graças à Suzy, sua melhor amiga. E é por causa dela que a protagonista acaba entrando em contato com uma cartomante, a Madame Nadeje - que, óbvio, é uma vigarista que só quer se aproveitar daqueles que vão falar com ela, não é?

Mesmo que Rebeca não tivesse pedido por nenhuma previsão, a cartomante diz que ela deve ter cuidado com o homem com nome francês, que o próximo golpe que ela aplicará vai dar errado e que ela vai encontrar o amor da sua vida - um dragão num cavalo vermelho - na sua segunda faculdade. E, por mais que Rebeca nem tenha pensado em fazer faculdade e nem acredite em amor, as previsões de Nadeje parecem estar se realizando, uma por uma. Será que isso vai fazer com que a protagonista mude seu modo de ver a vida?


Karl nasceu para ser campeão de MMA. Ele era aclamado no octágono, tinha milhares de fãs e sabia que era o melhor no que fazia. Até que em um dia, ele vê a sua vida mudar completamente: depois de uma grande frustração amorosa, ele sofre um acidente, fica em coma e... descobre ter um coágulo inoperável na cabeça. E qualquer batida em sua cabeça pode o levar à morte.

Assim, ele desiste de sua carreira na luta, ainda no auge, decide mudar de cidade - para longe de sua antiga vida, para longe de seu antigo amor. A partir de agora, ele segue algumas regras: levar uma vida tranquila e pacífica, não participar de esportes violentos, não fazer planos para o futuro e, principalmente, não se envolver com ninguém, para evitar qualquer relacionamento amoroso. 

Ele, então, começa tudo do zero: novo emprego, nova faculdade, tudo para conseguir levar uma vida normal... Ainda que se sinta morto por dentro.  Até que uma certa pessoa aparece em sua faculdade, despertando sentimentos que ele achava que não estavam mais lá.


Gostei bastante do livro, principalmente das personagens! Rebeca é uma garota forte, que sabe o que quer e que cresceu acreditando em tudo que sua mãe passava. Mesmo quando suas crenças foram colocadas em risco, ela continuou firme e forte, não mudou suas características e fortaleceu algumas que sempre estiveram dentro dela - e que ela controlava para não saírem por estarem contra o que sua mãe lhe ensinou. Suzy, sua melhor amiga, apesar de não se destacar tanto, consegue deixar sua marca, mostrar que está disposta a arriscar o que for para estar perto daqueles que a amam!

Karl é outro que faria de tudo para aqueles que ama - mesmo que isso não faça bem para si próprio. Ele muda completamente de vida e cria regras para garantir que estará bem - e que, consequentemente, fará sua mãe feliz. Demora um pouco mais para entrarmos na cabeça dele, mas percebemos que mesmo com um ego um pouco inflado de início, ele tem um coração enorme.

Já conhecia a escrita da autora e adorei ler mais um livro de sua autoria! Ela consegue prender o leitor facilmente e fazer com que torçamos pelos personagens que passamos a admirar e ver como amigos. É incrível como ela consegue fazer isso com facilidade! Vale muito a pena conhecer!