14 de abril de 2017

Pandemônio

Nome: Pandemônio
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Páginas: 304

Tem spoilers de Delírio

Em um país em que o amor é proibido, aqueles que se apaixonam vivem escondido. Lena Haloway finalmente descobriu o que o amor é algo bom. Infelizmente, também descobriu o que é perde-lo. Semanas antes de passar por uma intervenção que tiraria de vez o amor de sua vida, Lena e seu namorado, Alex, foram pegos. Lena conseguiu escapar, mas Alex não teve a mesma sorte.

Depois de dias e mais dias fugindo no meio da Selva, Lena foi encontrada por um grupo de inválidos, que não só cuidou dela quando estava mais frágil, como a acolheu como se fosse uma deles. Ali, Lena recebeu uma nova família, liderada por Graúna, uma integrante da resistência.

Alguns meses após ser encontrada na Selva, aquela Lena frágil e insegura do primeiro livro não existe mais. Lena, agora, faz parte da resistência e atua como infiltrada em reuniões da ASD (América sem Delíria). Seu objetivo é se aproximar de Julian Fineman, o filho líder do movimento, que, apesar de já ter completado 18 anos, ainda não passou pela intervenção.

Amor, o mais mortal de todos os males. O amor pode matar. Você pode tanto morrer de amor... quanto da falta dele



Em Delírio, Lena descobriu que tudo aquilo que ela acreditava não é mais verdade. Agora, com a resistência, luta para que as pessoas deixem de ser enganadas. Nesse segundo livro, vemos a evolução de Lena, de garota insegura e frágil, para outra pessoa, adaptada à vida na Selva, segura e certa do que quer para si.

A narrativa é dividida em duas partes intercaladas: o Antes e o Agora. Assim, ao mesmo tempo em que vemos o que Lena teve que fazer para ficar mais forte; vemos a protagonista, já mais fortalecida, ajudando a resistência. Assim, apesar de ser a mesma história, parece que acompanhamos duas diferentes ao longo do livro - que se conectam apenas em determinado ponto, quase no final.

É claro que senti falta dos personagens que tínhamos conhecido em Portland (em especial de Alex), mas os novos personagens, que ajudaram Lena a se sentir completa de novo, também são incríveis. A força de Graúna, o apoio de Prego, a amizade de Lupo, a inocência de Julian. Todos eles também são imprescindíveis para a jornada da protagonista.

O final faz com que Lena relembre ainda mais o seu passado - de maneiras que não poderíamos imaginar. E tudo isso faz com que fiquemos ainda mais curiosos para ler a continuação!