1 de fevereiro de 2017

Jantar Secreto

Nome: Jantar Secreto
Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 360


Dante nasceu em uma pequena cidade no interior do Paraná. Quando passou na faculdade, se mudou com mais três amigos de infância (Leitão, Hugo e Miguel) para o Rio de Janeiro, finalmente saindo da cidade pequena que achava ser um fim de mundo.

Com o término da faculdade, nunca imaginou que a sua vida continuaria tão sem graça. A crise realmente atrapalhou os seus sonhos. Os quatro amigos tinham que se virar para pagar as contas e continuar a vida por lá. Assim, Dante é surpreendido quando descobre que Leitão deixou de pagar o aluguel do apartamento durante seis meses - com o dinheiro que todos lutaram tanto para conseguir - e que eles devem pagar tudo em duas semanas para não serem despejados... Mas como vão conseguir?

Como Hugo se formou em gastronomia, o grupo decidiu elaborar um jantar para desconhecidos, em uma plataforma em que ele posta o cardápio e os convidados compram para experimentar (isso existe mesmo! Se você quiser participar, é só entrar no site do Dinneer). O que eles não esperavam era que Leitão, que ficara responsável por fazer o cadastro no site, resolveu fazer uma piada e colocar que serviriam carne humana no jantar. E que muitas pessoas se dispuseram a pagar o inimaginável para apreciar o prato exótico. 

"O prato principal é surpresa. Mas posso dizer que o molho está mais delicioso do que nunca. E a carne... É uma iguaria!" p. 342


Eu fiquei muito feliz quando soube que o Raphael Montes enviaria um exemplar autografado para cada blog parceiro da Companhia das Letras! Eu estava curiosa para ler um livro dele, mas ainda não tinha tido a oportunidade. E preciso mesmo agradecer pela surpresa!

Me surpreendi com Jantar Secreto. Não costumo ler muitos livros de suspense e me arrependi de não ter lido outro livro do autor antes! Bem como estava escrito na dedicatória, devorei cada palavra - e só parava de ler quando realmente tinha que fazer outras coisas... Fazia tempo que não lia um livro tão rápido e com tanto gosto!

Todos os personagens são bem escritos e convincentes. O modo como o protagonista, Dante, conta a história deixa tudo ainda melhor. Dava para sentir bem os sentimentos conflitantes, a vontade de mudar de vida, a (des)confiança nos amigos de infância... 

É claro que, por se tratar de um assunto como canibalismo, o autor apresenta alguns momentos mais pesados - afinal, ninguém pode achar que comer carne humana é algo leve, né? O autor também nos leva a pensar sobre assuntos que estão bem a tona hoje - como, por exemplo, os maus tratos aos animais que vão virar nosso almoço algum dia. Qual o motivo de tais animais poderem sofrer tanto assim e os humanos não? O paladar realmente muda o nosso jeito de pensar. Também somos levados a refletir sobre questões morais, éticas, e sobre a possibilidade de algo como o do livro acontecer. Como será que cada um lidaria com a situação?

Para quem ainda tem curiosidade quanto à qualidade dos autores brasileiros, leia Raphael Montes! Você, sem dúvidas, vai se deliciar com a escrita do autor e só vai querer tirar os olhos do livro quando acabar! Vale muito a pena ler!