Jantar Secreto

by - fevereiro 01, 2017

Nome: Jantar Secreto
Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 360


Dante nasceu em uma pequena cidade no interior do Paraná. Quando passou na faculdade, se mudou com mais três amigos de infância (Leitão, Hugo e Miguel) para o Rio de Janeiro, finalmente saindo da cidade pequena que achava ser um fim de mundo.

Com o término da faculdade, nunca imaginou que a sua vida continuaria tão sem graça. A crise realmente atrapalhou os seus sonhos. Os quatro amigos tinham que se virar para pagar as contas e continuar a vida por lá. Assim, Dante é surpreendido quando descobre que Leitão deixou de pagar o aluguel do apartamento durante seis meses - com o dinheiro que todos lutaram tanto para conseguir - e que eles devem pagar tudo em duas semanas para não serem despejados... Mas como vão conseguir?

Como Hugo se formou em gastronomia, o grupo decidiu elaborar um jantar para desconhecidos, em uma plataforma em que ele posta o cardápio e os convidados compram para experimentar (isso existe mesmo! Se você quiser participar, é só entrar no site do Dinneer). O que eles não esperavam era que Leitão, que ficara responsável por fazer o cadastro no site, resolveu fazer uma piada e colocar que serviriam carne humana no jantar. E que muitas pessoas se dispuseram a pagar o inimaginável para apreciar o prato exótico. 

"O prato principal é surpresa. Mas posso dizer que o molho está mais delicioso do que nunca. E a carne... É uma iguaria!" p. 342


Eu fiquei muito feliz quando soube que o Raphael Montes enviaria um exemplar autografado para cada blog parceiro da Companhia das Letras! Eu estava curiosa para ler um livro dele, mas ainda não tinha tido a oportunidade. E preciso mesmo agradecer pela surpresa!

Me surpreendi com Jantar Secreto. Não costumo ler muitos livros de suspense e me arrependi de não ter lido outro livro do autor antes! Bem como estava escrito na dedicatória, devorei cada palavra - e só parava de ler quando realmente tinha que fazer outras coisas... Fazia tempo que não lia um livro tão rápido e com tanto gosto!

Todos os personagens são bem escritos e convincentes. O modo como o protagonista, Dante, conta a história deixa tudo ainda melhor. Dava para sentir bem os sentimentos conflitantes, a vontade de mudar de vida, a (des)confiança nos amigos de infância... 

É claro que, por se tratar de um assunto como canibalismo, o autor apresenta alguns momentos mais pesados - afinal, ninguém pode achar que comer carne humana é algo leve, né? O autor também nos leva a pensar sobre assuntos que estão bem a tona hoje - como, por exemplo, os maus tratos aos animais que vão virar nosso almoço algum dia. Qual o motivo de tais animais poderem sofrer tanto assim e os humanos não? O paladar realmente muda o nosso jeito de pensar. Também somos levados a refletir sobre questões morais, éticas, e sobre a possibilidade de algo como o do livro acontecer. Como será que cada um lidaria com a situação?

Para quem ainda tem curiosidade quanto à qualidade dos autores brasileiros, leia Raphael Montes! Você, sem dúvidas, vai se deliciar com a escrita do autor e só vai querer tirar os olhos do livro quando acabar! Vale muito a pena ler!

Leia também

13 comentários!

  1. Oi Tudo bem?
    Fiquei bem curiosa em relação ao livro, e a reflexão sobre os maus tratos com os animais é bem interessante, é uma coisa que todos deveriam pensar. Adorei a resenha e quero conhecer escrita do autor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tenho lido ótimas críticas desse livro.
    Está na minha lista para ler.
    Adorei as fotos.
    Beijos
    www.doceestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar do livro, e estava bem interessada pelo livro, e agora com sua resenha despertou ainda mais meu interesse, nunca li nenhum livro do autor e confesso que o gênero não é um dos que mais leio, mas gosto bastante, e gostei bastante da ideia do livro, é uma coisa que devemos pensar, é tão normal para nós comer carne de animais, e muitos ficariam bem assustados se vissem esse cardapio, já pensou se o povo começasse a gostar ? geente kkkkk ! é um livro que quero ler pra ontem ahaha !

    ResponderExcluir
  4. Jantar com carne humana??? #medo rsrs
    Já li uma resenha do autor do livro Suicidas e adorei. Faz muito tempo que li mistério e o autor parece saber levar um até o fim do livro

    ResponderExcluir
  5. O markenting desse livro foi tão grande que me fez criar várias expectativas para a obra. Adorei o design e a divulgação, mais uma vez a literatura nacional sendo valorizada. Alias, é muito bacana quando a editora parceira envia livro autografado, que fofos! Mas confesso que esse não seria um livro que eu escolheria para ler, já que não tenho ''estômago'' para as cenas que parece ter. Imagino como o autor lidou com o fato deles comerem carne humana, e não estou preparada para ler isso kk

    ResponderExcluir
  6. Estava ouvindo muito falar desse livro e quanto ele é bom, mas não sabia de que assunto ele tratava. Depois de ler sua resenha e descobrir isso, fiquei bem mais curiosa do que estava. A história com certeza é muito interessante, e já estou imaginando o que vai acontecer. Pretendo ler com certeza, já vai pra minha lista de desejados.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  7. Olá, não é sempre que encontramos uma trama tão original de ainda por cima de um autor brasileiro. Apesar de se tratar de algo considerado tabu, a história (no mínimo peculiar) de Raphael chama a atenção de qualquer um e não é difícil se ver curioso para lê-la. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    achei a obra bem absurda pra falar a verdade, cometer canibalismo por conta de uma divida de aluguel? ah , vamos lá! Apesar de não ser de todo o ruim (dá pra rir com as absurdidades que acontecem), tem uns ponto bons ali e acolá. não tive uma boa experiência com a obra.
    abraços!

    ResponderExcluir
  9. AI MEU DEUS, acho que autor soube bem ser criativo, servir carne humana no jantar. Acho que Leitão ficou louco. Enfim, eu achei a obra bastante interessante por mostra o canibalismo de forma totalmente diferente e um motivo tanto que "bobo", por causa de divida. Já que costumamos com ideia de historias usando tribos, cultura e afinais, que leva isso de modo mais espiritual, por causa que ao comer da carne do humano você adquire a força dele etc. Já neste livro, que leva a historia para lado diferente. Achei isso bastante criativo

    ResponderExcluir
  10. É uma estranha coincidência que hoje mesmo eu assisti a um vídeo em que o YouTuber falou sobre canibalismo e tudo mais e agora vejo essa resenha... Enfim, o tema abordado e como ele foi abordado, definidamente, é inovador. Não estou curiosa pela obra, pois não tenho estômago pra isso, mas é um prato em cheio ( '-' ) para quem gosta.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Ainda não li nada do Raphael Montes, mas já tinha visto resenhas desse livro antes e achado a historia dele bem criativa, porém não sabia que realmente existia um site,no qual podemos está jantado na casa de uma pessoa como em um restaurante, achei bem interessante e estou curiosa sobre esse livro do autor, parece ser uma historia que acaba nos fazendo refletir e se tiver oportunidade quero ler !!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não é a primeira resenha positiva que leio sobre Raphael Montes, nem sobre seu mais recente livro.
    Achei a história bem diferente, pois não me lembro, pelo mesmo no momento, de outra obra que trate de canibalismo. Contudo, não tenho interesse em ler Jantar Secreto, porque não gosto do gênero, não me sinto atraída por livros de suspense.

    ResponderExcluir
  13. Até hoje não li nada do autor e tenho muita curiosidade, espero ter a oportunidade em breve.
    Quanto ao livro vi várias resenhas positivas, a sua fala mais de Dante o protagonista e cita a origem humilde e como ele chegou para preparar o banquete que o leitor tanto aguarda, acredito que as partes mais pesadas são o que passam a verdade necessária ao livro e fisgam o leitor para não parar de ler mesmo, vou subir o livro na lista para ler em breve.
    O Raphael é um nome para ficar de olho, uma esperança na literatura nacional que só cresce e melhora!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons