12 de setembro de 2016

O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares

Nome: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares
Autor: Ransom Riggs
Editora: Leya
Páginas: 336


Jacob Portman sempre escutou as histórias mais malucas de seu avô. Ele contava sobre suas memórias de infância, quando teve de fugir de monstros horríveis para viver em um orfanato maravilhoso, com uma criança mais peculiar que a outra. E elas eram peculiares mesmo: uma delas era invisível, outra tinha que usar sapatos de chumbo para não sair voando, tinha uma que soltava fogo pelas mãos, e até a diretora era diferente! A Srta. Peregrine podia se transformar numa ave e, além disso, conseguia controlar o tempo!

Quando cresceu, Jacob entendeu que, na verdade, tudo aquilo era apenas um modo de relativizar a difícil experiência de uma criança judia, que teve que fugir dos monstros nazistas e desaparecer do mapa, junto com várias crianças que também tinham sido forçadas a abandonar as famílias em busca de um futuro com vida. 

Jacob acreditou nessa segunda versão, contada pelos pais, até o dia em que encontrou o avô à beira da morte, próximo a um ser monstruoso, com tentáculos saindo da boca - exatamente como seu avô havia descrito nas histórias de sua infância. Antes de desmaiar, o garoto só teve tempo de ouvir o último desejo do avô: que o neto fosse para a ilha em que o avô passou a infância e visitasse o orfanato onde passou os melhores dias de sua vida.

Desde então, Jacob pirou: tudo aquilo que ouvira quando era mais novo poderia ser verdade. Mas como ele teria certeza se todas aquelas histórias pareciam loucura? Por conselho de um psiquiatra, Jacob e seu pai vão até a pequena ilha que o avô tanto falava - em busca de um orfanato que já deveria ter abandonado há anos.


Gostei muito do mundo que o autor construiu. O protagonista, Jacob, é um curioso de carteirinha - e não tem medo de fazer o que precisar para entender tudo o que se passa em sua cabeça. Sem dúvidas, ele é um ótimo narrador - não é daqueles que ficamos cansados ao longo do livro - e consegue nos deixar com as mesmas dúvidas que ele fica, fazendo com que nós torçamos para que ele tome exatamente aquelas decisões!

As outras personagens também são ótimas, com um destaque para a Srta. Peregrine, que sem dúvidas está sempre procurando fazer o melhor que pode para manter seus protegidos em segurança; e para Emma, a garota que solta fogo pelas mãos, ao mesmo tempo esquentada e carinhosa.

 O Autor descobriu algumas fotos antigas que eram bem peculiares e, por conta delas, resolveu escrever um livro incrível. Ao longo das páginas, enquanto descobrimos junto com Jacob o que realmente aconteceu com seu avô, vemos as fotos e as justificativas para cada uma delas, de modo que aquelas imagens que vemos tornam-se parte da história! Achei muito interessante a premissa do livro - sem dúvidas, ele não poderia ter dado uma história melhor para aquelas fotos! Agora só falta assistir ao filme!