6 de março de 2016

O Príncipe de Westeros

Nome: O príncipe de Westeros e outras histórias
Organizado por: George R.R. Martin e Gardner Dozois
Editora: Saída de Emergência - Arqueiro
Páginas: 480


Antes de qualquer coisa, é importante saber que, apesar do nome, o livro não se passa apenas no mundo de Game of Thrones. Tenho certeza que muitas pessoas pegam esse livro achando que vão viver várias histórias no universo da saga de Martin, mas não é bem assim. Muito pelo contrário! O livro conta com 10 contos de diversos autores incríveis - como Gillian Flynn, Joe Abercrombie e Neil Gaiman -, em uma coletânea incrível organizada por George R. R. Martin e Gardner Dozois.

Os diversos contos são bem variados e diferentes - o que Martin deixa claro em seu prólogo - e são bem compridos, o que nos permite aproveitar bem cada um deles. O gênero não está focado no fantástico. Temos distopias,sobrenatural, ficção científica... Mas sempre com um foco: os personagens devem ser canalhas, aquele personagens que adoramos e que sempre marcam as histórias que lemos.

"Curta a leitura... mas tome cuidado. Alguns dos cavalheiros e encantadoras damas dessas páginas não são tão confiáveis assim." - George R. R. Martin

Como eu já disse, o livro é dividido em 10 contos. A editora está de parabéns com o trabalho gráfico: entre cada conto, temos duas páginas pretas, com o título da história, o nome do autor, do tradutor e uma pequena biografia sobre o criados de cada história.

Vou fazer um breve comentário sobre alguns dos contos, e espero que gostem!

Como o Marques recuperou seu casaco, de Neil Gaiman: eu sempre tinha ouvido muitos elogios à Neil Gaiman, mas confesso que não gostei muito da leitura desse conto. A história é meio sem pé nem cabeça, e conta o modo canalha que um marquês se utilizou para recuperar seu casaco.

Qual é a sua profissão, de Gillian Flynn: eu estou com "Garota Exemplar" há algum tempo para ler, mas adorei o filme e estava super curiosa para conhecer a escrita da autora. E ela não me decepcionou. Sem dúvidas, esse é um dos melhores contos da coletânea! O conto mostra uma mulher que 'brinca com os meninos dos outros' e que se tornou cartomante e vê tudo sair de seu controle ao atender um cliente que acredita que sua casa é mal assombrada.

A Árvore Reluzente, de Patrick Rothfuss: eu já ouvi muitos elogios à série "A Crônica do Matador de Rei", de autoria de Rothfuss, e agora que li esse conto fiquei bem curiosa para ler. O conto se passa em apenas um dia e conhecemos a rotina de Bast, que ensina crianças o modo como podem realizar seus desejos em troca de segredos... Eu ainda não li sua série, mas posso dizer que, mesmo assim, consegui entender bem o conto.