O Príncipe de Westeros

by - março 06, 2016

Nome: O príncipe de Westeros e outras histórias
Organizado por: George R.R. Martin e Gardner Dozois
Editora: Saída de Emergência - Arqueiro
Páginas: 480


Antes de qualquer coisa, é importante saber que, apesar do nome, o livro não se passa apenas no mundo de Game of Thrones. Tenho certeza que muitas pessoas pegam esse livro achando que vão viver várias histórias no universo da saga de Martin, mas não é bem assim. Muito pelo contrário! O livro conta com 10 contos de diversos autores incríveis - como Gillian Flynn, Joe Abercrombie e Neil Gaiman -, em uma coletânea incrível organizada por George R. R. Martin e Gardner Dozois.

Os diversos contos são bem variados e diferentes - o que Martin deixa claro em seu prólogo - e são bem compridos, o que nos permite aproveitar bem cada um deles. O gênero não está focado no fantástico. Temos distopias,sobrenatural, ficção científica... Mas sempre com um foco: os personagens devem ser canalhas, aquele personagens que adoramos e que sempre marcam as histórias que lemos.

"Curta a leitura... mas tome cuidado. Alguns dos cavalheiros e encantadoras damas dessas páginas não são tão confiáveis assim." - George R. R. Martin

Como eu já disse, o livro é dividido em 10 contos. A editora está de parabéns com o trabalho gráfico: entre cada conto, temos duas páginas pretas, com o título da história, o nome do autor, do tradutor e uma pequena biografia sobre o criados de cada história.

Vou fazer um breve comentário sobre alguns dos contos, e espero que gostem!

Como o Marques recuperou seu casaco, de Neil Gaiman: eu sempre tinha ouvido muitos elogios à Neil Gaiman, mas confesso que não gostei muito da leitura desse conto. A história é meio sem pé nem cabeça, e conta o modo canalha que um marquês se utilizou para recuperar seu casaco.

Qual é a sua profissão, de Gillian Flynn: eu estou com "Garota Exemplar" há algum tempo para ler, mas adorei o filme e estava super curiosa para conhecer a escrita da autora. E ela não me decepcionou. Sem dúvidas, esse é um dos melhores contos da coletânea! O conto mostra uma mulher que 'brinca com os meninos dos outros' e que se tornou cartomante e vê tudo sair de seu controle ao atender um cliente que acredita que sua casa é mal assombrada.

A Árvore Reluzente, de Patrick Rothfuss: eu já ouvi muitos elogios à série "A Crônica do Matador de Rei", de autoria de Rothfuss, e agora que li esse conto fiquei bem curiosa para ler. O conto se passa em apenas um dia e conhecemos a rotina de Bast, que ensina crianças o modo como podem realizar seus desejos em troca de segredos... Eu ainda não li sua série, mas posso dizer que, mesmo assim, consegui entender bem o conto.

Leia também

8 comentários!

  1. Eu adoro livros de contos, sempre são leituras que me agradam muito. Esse livro tá na minha lista de querências desde o lançamento, e foi bom ver você falando sobre ele. Me deu mais vontade ainda de lê-lo.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste tanto quanto eu gostei :D
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá Andrea, acho muito bonita a capa dessa obra e me interesso muito por esse tipo de leitura, pois adoro contos!
    Muito fofos seus Funkos da sérir Game of Thrones <3

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é bonita mesmo! Eu também adoro esses mini funkos! Peguei emprestado do meu namorado só para tirar a foto :B
      Beijos!

      Excluir
  3. a principio eu pensei tratar-se de algo sobre Got mesmo, ai depois descobri que eram contos de vários autores, mas a temática dele me animou pra leitura... interessante dar voz aos 'canalhas' das histórias, e só em ter Gaiman e Martin na lista de autores, já fiquei empolgada... pena que o de Gaiman não te encantou, espero que a mim ele agrade hehe
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achava que se tratava de algo bem relacionado com GoT quando peguei o livro, mas já descobri que não era antes de começar a ler! Espero que você goste!

      Excluir
  4. Adorei esse livro tanto por ser apaixonada por contos como pelo fato de ter descoberto vários autores que nunca tinha lido.
    O fato deles focarem em canalhas me deixou super empolgada.
    Qual é sua profissão foi um dos que mais gostei.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente foi bem legal o tema do livro, né? Eu adorei!

      Excluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons