18 de março de 2016

Blogagem Coletiva: Profundo e Intenso


A Editora Arqueiro convidou os blogs parceiros para fazer uma blogagem coletiva sobre dois lançamentos desse mês: Profundo e Intenso, de Robin York. O objetivo dessa blogagem é alertar sobre o Revenge Porn, tradução para a Vingança Pornô. A pornografia de vingança consiste em divulgar fotos ou vídeos íntimos de terceiro sem o consentimento deles e sem que eles tivessem a intenção de efetivamente publica-las.

Como a internet propaga tudo rapidamente, é fácil espalhar qualquer tipo de conteúdo para se vingar daquele que te magoou. Tenho certeza que muitos já viram exemplos espalhados por aí - como o que ocorreu com a atriz Carolina Dieckmann, com Stênio Garcia, Jennifer Lawrence, entre outros.

Como combater o revenge porn?

Antes de tudo, você tem o direito de não ter suas intimidades reveladas: a nossa constituição garante que todos tenham a sua imagem e privacidade preservadas. Além disso, foi criada a Lei Carolina Dieckman, que criminaliza delitos virtuais - como, por exemplo, a invasão de dispositivo alheio.

Se você tiver alguma denúncia para fazer, entre no Safernet para descobrir qual é a delegacia de crimes virtuais mais próxima da sua casa - e nunca deixe de registrar sua queixa.

Não existe nenhum problema em tirar as fotos. O problema real é na divulgação. O consentimento no momento de fazer as imagens não significa, de modo algum, que as mesmas podem ser publicadas! É um absurdo pensar assim.

Sobre o livro

Os livros contam a história de Caroline Piasecki, uma garota que vê sua vida virar de ponta cabeça quando o ex-namorado expõe fotos dela nua na internet. Desesperada, ela tem que lidar com a multidão de pessoas a julgando (afinal, quem mandou posar nua para o namorado?) e, ao mesmo tempo, tentar fazer com que as imagens desapareçam. De repente, um cara que ela mal conhece sai em sua defesa - e ele é o oposto de quem ela costuma se relacionar.