Insurgente (filme)

by - março 25, 2015

Esse final de semana, assisti ao filme "Insurgente". Posso dizer que, depois de ver o trailer, estava bem curiosa quanto ao filme. Afinal, a maior parte das cenas que aparece no trailer não existe no livro. Agora, posso afirmar que o filme não é uma adaptação boa, mas, mesmo assim, é um filme bom.

Não deixe de ler a resenha do primeiro filme, Divergente e do livro, Insurgente!
Faça seu teste de facções!


O Filme
O filme tem início no momento em que acaba "Divergente". Tris, Quatro, Peter e Caleb se abrigam na Amizade durante o tempo que conseguem, de modo que Tris deve aturar seu modo de vida (que, para ela, não é nada agradável). Perseguida por suas culpas - tanto de matar um de seus melhores amigos, como também de ter visto seus pais se sacrificando em seu favor -, Tris fará de tudo para se vingar de Jeanine.

A líder da Erudição, por sua vez, está em busca dos divergentes para que eles possam abrir uma caixa, que guarda um segredo vindo de seus fundadores. Para isso, ela começa a caçar todos os divergentes encontrados nas 5 facções - e não teme em usá-los como meras cobaias para seu experimento.

Ao longo de sua jornada para encontrar Jeanine, Tris e Quatro se deparam com os sem-facção, que planejam se rebelar contra as facções; também passam a conhecer mais sobre a história de Tobias, que reencontra sua mãe; vemos traições e encontros inesperados.

Tudo isso em meio a muita ação e ótimos efeitos especiais, completando com uma atuação muito boa de Shailene Woodley, Theo James, Ansel Elgort (eu adorei como ele incorporou Caleb da erudição, sem coragem para fazer muitas das coisas que a irmã fazia), Miles Teller (que brilhou como Peter) e todos os outros atores.



A Adaptação (Cuidado! Pode ter spoilers - se não quiser ler, pule para o final!)
O filme tem enormes mudanças em relação ao livro. Vou falar algumas delas aqui, pois acho difícil que me lembre claramente de todas. 

Enquanto no filme, o relacionamento de Quatro e Tris é a única coisa que continua firme e forte na vida de Tris, no livro não é bem assim. Parte disso se dá pela falta do pai de Tobias, Marcus, no filme. Como a garota não age pelas costas do namorado, se unindo ao seu pai (a quem ele odeia), não tem muito conflito entre eles. 

Também senti a ausência de personagens importantes para o livro. Nele, Tris faz boas amizades na audácia - com Uriah, Marlene, Shauna, Lynn, Cara... Eles meramente aparecem no filme. Uriah tem uma cena (em que nem percebemos o quão amigos eles são) e Marlene só tem seu nome citado por conta de uma cena em específico (que eu não vou falar aqui para não dar spoilers). Além disso, Tori, que é uma das personagens que tem papel mais forte no livro, também tem uma participação super fraca no filme.

Outra coisa que chama a atenção é a caixa. No livro, Jeanine quer encontrar divergentes para criar um soro que possa controla-los. No filme, ela quer abrir uma caixa e, para isso precisa encontrar alguém que é 100% divergente. Acontece que essa pessoa não seria a Tris, já que a protagonista só tem aptidão para 3 facções, né? Além disso, se houvesse aquela arma para identificar a qual facção cada um pertence, não teria motivo pelo qual as pessoas deveriam passar pelas simulações quando fossem escolher sua facção, teria?

O final do filme também deixa uma dúvida: como irão adaptar a continuação? Todo mundo de Chicago foi direto para a cerca. Mas ela estava aberta? Além disso, a mulher do vídeo não se identificou como Edith Prior - essa foi uma das partes que mais me chocou no final do livro!

Enfim, uma última coisa que me fez falta foi a cena do pão da amizade! Tem cena mais amor que aquela? Queria muito ver a Tris se declarando para o Quatro toda alegre e abobalhada! Tenho certeza que todo mundo riria!


Leia também

14 comentários!

  1. Olá,

    Adaptações sempre deixando a desejar. Eu não assisti ao primeiro filme e não estou animada com o segundo. Li apenas os dois primeiros livros, mas nem lembro de tanta coisa. Então acho que não ficaria chateada com as cenas que foram tiradas. Preciso ler o terceiro livro, mas com o spoiler que peguei bem desanimada.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR

    ResponderExcluir
  2. Oii...
    Queria muito ter lido os livros para entender algumas coisas.
    Bom, vou acabar vendo os filmes primeiro. Que bom que gostou da adaptação.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi! ^^
    Quero ler os livros antes de assistir ao filme apesar do que você disse de o filme ter ficado bem diferente ainda assim prefiro ler o livro primeiro. (pulei a parte final do seu post para não ler os spoilers). Sou muito curiosa para conhecer essa história que chama minha atenção desde que terminei de ler Jogos Vorazes.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Assisti no final de semana também e assim como você, uma das coisas que mais me chocou foi a mensagem da caixa não ter sido identificada como Edith Prior.
    Achei também que a mãe do Quatro apareceu pouco no filme, com relação ao livro, o Marcus então, nem se fala...
    Por outro lado, gostei bastante de algumas alterações na história, por exemplo os conflitos entre Tris e Quatro. No livro ela me irritou demais, demais mesmo! Já no filme, como não há esses conflitos, ela não me irritou...
    Adorei sua crítica!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. olá, tudo bem?

    Eu amo cinema, mas fico triste quando um filme de algum livro que eu gosto não atinge as minhas expectativas. Sempre tem aquela cena que a gente sente falta... Eu ainda não li e não vi o filme da série mas tenho vontade.

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiee!!
    Adoreie sta série, e tem poucos dias q vi o primeiro filme kkkk, eu nunca vejo os filmes logo q lançam, mas este realmente estou curiosa. Acho q vou ao cinema conferir!!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Não vi nenhum filme da série Divergente porque queria muito ler os livros primeiro antes! Agora não tenho mais certeza se irei realmente lê-los então estou pensando em assistir os filmes.
    Acho muito chato quando leio um livro e vou vera a adaptação e está cheia de cenas que não aconteceram no livro, acho falta de respeito com os fãs da obra sabe...

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. nossa, triste por não ter a cena da Tris doidona de amor, kkkkkk
    pelo trailer tive a impressão de que o filme seria bem diferente do livro mesmo. Não ligo, desde que seja bem feito, e pelo jeito foi. Só vou assistir amanhã, e já estou bem ansiosa
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá... tudo bem??
    Senti falta da cena do pão... a Tris doidinha foi uma das cenas mais divertidas do livro... eu gostei do filme e ele só mostrou o lado tenso e angustiado... claro que no livro boa parte é assim também, mas poxa, eles poderiam ter colocado algumas cenas para descontrair... eu fiquei possessa com a revelação do vídeo em que não mostrava a identificação da mulher... assim como você foi o que me deixou chocada... fiquei vários dias pensando nisso... mas ao todo o filme foi satisfatório, mas gostei mais do primeiro filme... Xero!

    ResponderExcluir
  10. Oiee.

    Não vi o filme ainda e quero ler os livros antes.
    Adaptações sempre deixam a desejar e resta nos conformar com elas rs. E claro espero gostar de ambos

    Beijos Fê
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  11. Oiee

    Assisti ao filme também e apesar de estar bem diferente do livro acho que o filme conseguiu passar a mensagem principal e só por ter o Tobias Eaton no elenco já vale a pena ver o filme rsrs autor tão lindo, senti falta também do soro da amizade que a Tris ficava doidona rsrs

    Beijos

    www.ivrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Eu assisti Divergente, mas não li os livros dessa trilogia distópica ainda. Vou deixar para assistir Insurgente depois porque quero muito ler os livros primeiro. Acredito que o forte dessa adaptação seja a ação da obra e a atuação dos atores.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Te falar, nem queria assistir a esse filme, mas o Bruno me pentelhou o saco, ai fui ver. Como filme e SÓ filme, até que é bom, mas como adaptação é uma vergonha. E aquela debandada para a cerca? PELAMORDEDEUS! E a tal da caixa com missões??? Jesus! E o Marcus que mal aparece????????? Vergonha pra tu, vergonha pra tua vaca...

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?

    Eu não li os livros, mas tive que assisti o primeiro filme com minha irmã e acabei gostando da história e decidi continuar vendo os filmes. Gostei muito de Insurgente e achei melhor do que Divergente.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons