Insurgente

by - janeiro 04, 2013

Nome: Insurgente
Autor: Veronica Roth
Editora: Será lançado pela Rocco, previsto para este ano.

Tem Spoiler de "Divergente"

"Insurgente", ele fala. "Substantivo. Uma pessoa que age em oposição à autoridade estabelecida, e não é necessariamente considerada uma beligerante". 
Tradução livre - fls. 458

No dia em que a iniciação de Tris terminaria, algo inesperado ocorre: os outros membros de Audácia têm a mente controlada e atacam a Abnegação. Para salvar seus amigos e colegas, Tris - que, por ser Divergente, não foi afetada pelo controle da mente -, passa por coisas que ninguém deveria passar. 

Agora, Tris vive com a culpa de ter sido a responsável pela morte dos pais e, ao mesmo tempo, por ter matado um de seus melhores amigos, Will. Ao mesmo tempo em que tem que aprender a lidar com a culpa, tem que viver como uma fugitiva e com a guerra iminente.

Como seus pais se sacrificaram para salvá-la e Tris não consegue lidar bem com a culpa, ela faz de tudo para que ela mesma sacrifique sua vida por sua causa, de modo a arriscar mais do que deve. Isso faz com que seu relacionamento com Quatro se deteriore. Este, por sua vez, tem que enfrentar alguns de seus quatro medos - e, quem sabe, mudar o número que rendeu seu apelido. 

Acontecem muitas coisas durante o livro. Nós conhecemos muito melhor as facções, já que Tris conhece por dentro cada uma delas, e também a população sem nenhuma facção. Nos surpreendemos com alguns personagens, descobrindo coisas que não queríamos que fossem verdade. Conhecemos novos personagens - que não sabíamos da existência. E ficamos curiosos quanto à personalidade de Marcus, que fez da vida de Tobias um inferno enquanto ele ainda era da Abnegação.


O livro é muito bom, mas não tanto quanto o primeiro. A Tris agora está muito chata, pelo menos na maior parte da história. A cabeça dela não está funcionando do jeito que deveria. Ela parece depressiva, não ouve o que ninguém além dela tem a dizer. Talvez isso seja uma coisa boa, vez que, ao se arriscar, Tris consegue surpreender os inimigos e virar o jogo, mas dá para perceber que ela não faz isso com esse objetivo.

A culpa é muito forte nesse livro - percebemos que acompanha Tris em cada uma de suas ações. Mas, em uma guerra, muitas coisas que não deveriam interferir em nossas vidas interferem - e é em situações de perigo que vemos quem realmente somos e em quem realmente podemos confiar. 

É uma ótima continuação para "Divergente" e, pode ter certeza, vale a pena ler. Conhecemos melhor alguns personagens, como Uriah, Marlene, Lynn e Shauna - e passamos a gostar mais deles. Também entramos no mundo de Tobias, ou Quatro, meu personagem preferido, e entendemos o porque age de um modo ou de outro. Gostei muito da leitura e estou louca para ler o terceiro, que ainda está sem título, e será lançado somente na primavera (outono americano) de 2013! Vai demorar, mas tenho certeza que comprarei assim que vir nas prateleiras de alguma livraria!

Veja o book trailer:

Veja aqui qual sua facção!

Leia também

6 comentários!

  1. Veronica Roth é a minha queen <3 hahahahaha
    Terminei de ler Insurgent por esse dias e fiquei muito 'omg' com o final D:
    e o pior de tudo é ter que esperar mais ainda pra continuação que nem se quer a Veronica divulgou o nome -q
    Parabéns pela resenha, e uma pergunta você leu em inglês ou por alguma tradução livre de fãs?

    Abraços

    - nathália

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natália!
      A Veronica Roth soube como deixar todos curiosos com esse final! Eu quero muito que ela mude o prazo do outono dela pra primavera dela! Eu queria que fosse lançado o quanto antes! Hahah
      Eu li o livro em inglês mesmo. Me conhecendo como me conheço, já sabia que morreria de curiosidade se não comprasse logo os dois! Então, comprei uma edição americana do livro!
      Beijo, e boa espera para nós! Hahah

      Excluir
  2. Deia vou ler tua resenha não!! Vc me mandou o livreto com o primeiro capítulo do Divergente e como vc disse, fiquei curiosa para ler e comprei, agora tenho que ler sem spoilers desse né :p uahuahuahu
    Selinho pra vc flor
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/2013/01/selinho-esse-blog-e-puro-romance.html
    Beijos
    Samy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então volta aqui quando terminar de ler "Divergente"!! Tenho certeza que você vai ficar super curiosa com o final!!

      Eba! Obrigada, Samy! (:

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Deia!

    Não acredito que não é tão bom quanto divergente, eu fiquei super ansiosa pela continuação!
    Mesmo assim, logo que lançar aqui no brasil eu vou comprar!!

    Te mandei um selinho =P
    http://frasesrabiscadas.blogspot.com.br/2013/01/meme-aos-20-e-poucos-anos.html

    Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu também fiquei super ansiosa! Mas, sabe? Eu acho que, mesmo a continuação não sendo tão boa quanto o primeiro livro, eu quero muuuito que o terceiro seja lançado logo!
      Ahh, obrigada pelo selinho, Tati!! (:
      Beijo!

      Excluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons