13 de setembro de 2014

A Vida Secreta das Abelhas

Nome: A Vida Secreta das Abelhas
Autora: Sue Monk Kidd
Editora: Paralela
Páginas: 232


Lily Owen perdeu a mãe quando ainda era criança, em um incidente trágico e pelo qual se sente culpada. Desde então, vive com o pai, T Ray, um fazendeiro que não pensa duas vezes antes de punir a filha - mesmo sem dar a ela chance de se justificar ou explicar o que realmente aconteceu. Ela foi criada pela empregada da família, Rosaleen, que é a única pessoa em sua vida que ela realmente gosta. 

Em seu aniversário de 14 anos, cansada de ser mal tratada por seu pai, Lily decide fugir, em busca do auto conhecimento e, também, de descobrir mais sobre a vida de sua mãe. Rosaleen acompanha a garota nessa busca. Sem ter para onde ir, Lily recorre aos poucos objetos que restaram de sua mãe, entre eles, uma imagem da Maria negra, com o nome de uma cidade atrás. 

Assim, as duas vão em direção à Triburon, onde passam a viver em uma casa com produtoras de mel, as irmãs Boatwright, o lugar em que se vendia mel com a mesma imagem de Maria negra que a mãe de Lily tinha. As irmãs, August, May e June, negras, acolhem a pequena garota branca e a ajudam a crescer e amadurecer.


O livro se passa nos Estados Unidos na década de 60, e demonstra bem o racismo na época. Os negros estavam apenas ganhando o direito de votar - mas querer exercer esse direito poderia trazer problemas, principalmente vindo daqueles que ainda se consideravam superiores apenas pela sua cor. 

Eu adorei o livro, e me senti envolvida com a história de maneira inacreditável. Lily é uma personagem forte, e é possível enxergar seu amadurecimento ao longo da história. As irmãs Boatwright também são incríveis, e é impossível não se apegar a cada uma delas, com cada particularidade. Rosaleen também é uma personagem que não consegue aceitar não como resposta, e está sempre a dizer o que realmente pensa. 

Com certeza, vale a pena ler. O livro vai te fazer rir, chorar, ficar apreensivo e torcer para que tudo dê certo! Ele já foi adaptado ao cinema, e conta com a presença de ótimas atrizes, como Dakota Fanning e Queen Latifah!