7 de junho de 2014

Não Olhe!

Nome: Não Olhe!
Autora: FML Pepper
Editora: Amazon
Páginas: 438

A resenha tem spoilers de Não Pare!


Antes de qualquer coisa, preciso explicar para vocês como realmente funciona o mundo em que vivemos. Nosso mundo é dividido em quatro dimensões, distribuídas em algo como se fosse um triângulo invertido. No topo, está o plano, a dimensão que nós, humanos, chamamos de céu. A ponta desse triângulo é o vértice, que nós humanos chamamos de inferno. As outras dimensões são o intermediário, onde vivemos, e Zyrk, que é desconhecida pelos humanos.

Os zirquianos foram condenados há muito tempo e, por isso, assumiram uma responsabilidade que ao mesmo tempo é fundamental e penosa: eles são responsáveis por manter o equilíbrio da população da segunda dimensão, ou seja, devem matar os humanos no momento em que for necessário. Além disso, a condenação deles limita seus sentimentos, de forma que estes nunca serão bons.

Até agora. Nina, a protagonista da nossa história, é uma híbrida, ou seja, ela é filha de uma humana com um zirquiano. E ela é a primeira do tipo que temos conhecimento. Somente uma híbrida consegue fazer com que um integrante da segunda dimensão sinta. Além disso, existem várias lendas sobre o que uma híbrida pode fazer: será que ela pode acabar com Zyrk? Será que consegue abrir os portões de volta do Vértice? Por conta disso, o futuro de Nina nunca foi tão incerto.

Após passar vários dias no deserto, acompanhada por John, o principal resgatador de Storm, um dos quatro clãs de Zyrk, Nina se vê no meio de uma luta e é salva por Richard, que a transporta para dentro da terceira dimensão. Lá, ela vai direto para o clã Thron, que é governado pelo tirano Shakur. Durante sua estadia em Thron, Nina fica em dúvida se realmente pode confiar em Richard, que aparenta ser o herói e o vilão de sua história.
"Constatações: 1) zirquianos não eram tão insensíveis assim; 2) Richard era um mulherengo; 3) Richard não valia nada; e 4) eu continuava insanamente atraída por ele."
Richard, porém, trai mais uma vez a confiança de Nina em um ponto que ela não pode suportar - e ela não sabe se vai conseguir acreditar em suas palavras mais uma vez. Após um evento que ela não consegue descrever, Nina foge de Thron e vai à Storm. Nina deve tomar grandes decisões e não pode se arrepender, não pode olhar para trás.
"Eu não espero que você me perdoe, Tesouro, mas vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para que um dia você volte a ter confiança em mim."


Não sei nem como começar a falar desse livro. Eu terminei "Não Pare!" querendo logo a continuação e terminei "Não Olhe!" da mesma maneira. Não sei como vou esperar tanto para saber como a série vai acabar!

Gostei muito de conhecer Zyrk (só pelas páginas do papel, não gostaria de conhecer ao vivo hahaha) e ver um pouco de sua cultura, ver como tudo é diferente do mundo que conhecemos. Realmente, parece um mundo bem medieval. Eu fiquei aflita por Nina e pela situação em que ela se encontra na maior parte do livro: ela era uma prisioneira sem mesmo ter feito nada. Somente por ter nascido do modo que nasceu.

Eu adorei conhecer um pouco mais sobre o passado de Richard e sobre o que ele representa para a sua dimensão. Ainda estou confusa se gosto ou não dele. Mas deu para perceber que o zirquiano tem bons sentimentos quanto à Nina - e fará mesmo de tudo para que ela fique segura. Mesmo que isso signifique matar, trair - e até fazer com que a garota perca a confiança nele.

Também adorei conhecer John, um dos poucos zirquianos que não aparentava brutalidade, mas sim compreensão. Ele também passa a nutrir bons sentimentos por Nina - e também se compromete a fazer o que ele julgar necessário para que Nina fique segura. Eu achei o personagem muito fofo e fiquei feliz de ter tido a oportunidade de conhecê-lo melhor.

Agora... O que foi aquele final? Não consigo imaginar quem leia aquilo e consiga dormir tranquila sem imaginar o que vai acontecer depois! Nina se mostrou ser ainda mais forte do que eu imaginava e com certeza vai provar que é realmente durona quando precisa e que é alguém especial para Zyrk. Vale muito a pena ler!