27 de fevereiro de 2014

O Lobo de Wall Street

Sempre que vejo Leonardo DiCaprio estrelando um filme, fico com vontade de assistir. Depois, descobrindo que Martin Scorsese é o diretor, não pensei duas vezes antes de colocar esse filme na lista dos meus próximos a serem vistos!

O Lobo de Wall Street conta a história de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), um corretor de títulos da bolsa de valores norte-americana que conseguiu crescer e se tornar um dos mais famosos nomes de Wall Street.

Conhecemos Belfort quando ele ainda é estagiário, com o sonho de se tornar um milionário. No momento da entrevista, já chama a atenção de Mark Hana, seu chefe, que resolve lhe dar algumas dicas: para sobreviver àquele emprego, ele precisaria de muito sexo e drogas. Porém, no primeiro dia em que Jordan começou a trabalhar, a bolsa quebra. Com isso, fica quase impossível de qualquer corretor encontrar emprego.

Jordan consegue dar a volta por cima ao arranjar emprego em uma corretora de ações no mercado paralelo, ou seja, fora de Wall Street. Nesse mercado, são feitas vendas de ações de pequenas empresas, com participação ínfimas ou nulas no mercado. Assim, os principais clientes de Belfort são pessoas sem conhecimento aprofundado do mercado, fato que garante lucro certo para Jordan e prejuízo para os acionistas enganados. E é assim que o jovem "visionário" consegue abrir sua própria empresa.

A grande ambição de Jordan faz com que sua empresa cresça rapidamente. No entanto, essa conquista só é alcançada com o consumo abusivo de drogas como a cocaína, que deixa o usuário 'ligado', nenhuma preocupação ética ou moral, e sexo com prostitutas ou mulheres interessadas em seu dinheiro. E boa parte disso acontece quando ele ainda é casado com sua primeira esposa. Afinal, desde que conseguisse dinheiro, estaria tudo ótimo!


Eu demorei para descobrir que esse filme era baseado em fatos reais e fiquei impressionada com o tipo de vida que Belfort vivia. Realmente era um homem sem limites e sem ética, pensando apenas em si próprio e em como fazer seu dinheiro multiplicar!

O filme tem quase 3 horas, mas não parece que dura tanto tempo! É incrível ver como alguém consegue ficar tão viciado em dinheiro a ponto de fazer qualquer coisa para continuar a tê-lo!

* Essa resenha também foi postada para o blog "As Leituras de Mila", no qual sou colunista.