17 de junho de 2013

Cidade de Vidro

Nome: Cidade de Vidro
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record

A resenha tem spoilers de "Cidade dos Ossos" e "Cidade das Cinzas"


Vai ser difícil contar a história desse livro sem dar spoilers. Acontece muita coisa! E é ainda mais emocionante que os outros dois - acho que, até agora, foi o que mais gostei.

Clary descobriu uma maneira de salvar sua mãe. Mas, para isso, ela vai precisar ir para Idris, o país dos Caçadores de Sombras. Ao invés de apoiá-la, Jace faz de tudo para que ela não vá. Se ela tentar, sozinha, contrariaria a lei - não se pode entrar em Alicante, a capital do país, sem que tenha autorização para tal.

Com seus poderes, Clary consegue ir para o país dos Caçadores de Sombra, mas não é bem recebida. Luke fica irritado pelo que ela fez, Jace parece não ter gostado (nem um pouco) de sua presença lá e Isabelle e Alec pedem para que ela volte. O único que não parece irritado é Sebastian, um caçador de sombras que vive em Paris e foi para Idris durante as reuniões da Clave.

Nesse meio tempo, todos em Idris estão preocupados com qual será o próximo passo de Valentim. O Caçador de Sombras já está com dois Instrumentos Mortais e só precisa do Espelho, o terceiro instrumento, para controlar, finalmente a Clave. Mas será que ele não consegue mostrar seu poder de outro modo? Valentim realmente se supera como vilão!

Melzinha fingindo que é malvada!
Eu gostei muito do livro. Explicou coisas que, até então, eu não tinha entendido - como o porquê Jace e Clary se destacavam dos demais, um pouco da história dos caçadores de sombras, entre outros mistérios criados nos primeiros livros. Também viajamos para Idris, o país dos Caçadores de sombra, e vimos como a Clave é 'cabeça fechada': mesmo em situações extremas, a clave não consegue abrir mão de seu conservadorismo para ver a ameaça de modo certo e chegar a uma solução que valha a pena - essa é sempre a segunda opção.

E, é claro, os personagens: Alec parece bem mais seguro de si mesmo (ele é o único do grupo  maior de idade), assume papel de líder entre seu grupo, em Alicante, e passa a aceitar, cada vez mais, quem ele é - e sua relação com Magnus Bane. O feiticeiro, por sua vez, aparece no livro e se impõe para Alec - e, ao mesmo tempo, prova sua lealdade perante o grupo de Caçadores de Sombras, mesmo ele não sendo o típico feiticeiro bonzinho que só faz as coisas para o bem (mas sim pelo dinheiro, hahaha). Isabelle, aquela garota durona e sexy, começa a render - e, contra sua vontade, demonstra fraqueza, em determinados momento. Simon (que também foi para Idris, ,por engano) se destaca cada vez mais, mostrando um grande amadurecimento desde o primeiro livro - e eu continuo adorando ele! Sebastian dá raiva: em um momento você adora o garoto e depois cria um ódio pelo personagem. Jace começa a aceitar sua situação para com Clary, ao entender porque age dessa maneira e começamos a entender como ele realmente a ama. E nós ficamos cada vez mais confusos: como podemos torcer para que dois irmãos fiquem juntos? Cassandra Clare realmente consegue nos convencer plenamente com sua leitura! Clary fica confusa e insegura, não consegue se conformar com a situação em que se encontra, o mundo que realmente vive e o fato de não ter sua mãe por perto, mas está mais corajosa e se mostra decidida a reconquistar a confiança dos demais e conseguir o livro que salvará sua mãe - para, finalmente, voltar à vida real... Será?

E o final, assim como nos outros dois livros, é surpreendente! Acho que se "Instrumentos Mortais" terminasse nesse volume, eu já ficaria feliz! Ao contrário dos outros, não fiquei morrendo de vontade de ler o próximo - mas, como sempre, fico morrendo de curiosidade de saber o que vai acontecer com nossos personagens queridos!

Se você ainda não começaram a ler a série, comece que vale a pena; se você não conseguiu terminar o primeiro livro, termine! Cassandra Clare realmente consegue nos convencer e conquistar qualquer leitor com o terceiro livro da série!


E, para vocês entrarem um pouco no espírito do livro, vou postar aqui uma música que, a partir de agora, vai me lembrar sempre a história de Valentim e Jonahtan. Não sei porque, mas me lembra sempre que eu ouço agora! O que vocês acham?

(Não achei o vídeo legendado, nem em inglês, nem em português, mas aqui tem a letra para quem quiser acompanhar!)

Onde encontrar? Saraiva | Cultura | Fnac | Submarino