19 de novembro de 2012

A Seleção

Nome: A Seleção
Autor: Kiera Cass
Editora: Seguinte

Bom, minha segunda leitura dentre os livros que ganhei no meu aniversário: “A Seleção”, de Kiera Cass. Sinceramente, fiquei surpresa por ter gostado tanto do livro. Devorei ele rapidinho e já vim aqui escrever. Antes de tudo: já estou curiosíssima e estarei na livraria assim que souber que lançou o segundo livro da série!


America vive em um mundo muito diferente do que estamos acostumados. Seu país, Illéa, está onde hoje é a América do Norte. Depois da 3ª Guerra Mundial, onde a China transformou os Estados Unidos em Estados Americanos da China, e da 4ª Guerra Mundial, quando a América do Norte se uniu para expulsar o domínio russo e chinês do continente, eles se transformaram em uma monarquia muito peculiar.

Illéa é dividida em castas. Cada casta tem definida as atividades que pode ou não fazer. America, que é uma cinco, tem como profissão ser artista, assim como toda sua família. Seu namorado, Aspen, é um seis. Por isso deve servir a todos e não pode recusar um serviço. Raramente alguém consegue mudar a casta em que nasceu – e isso só pode ser feito de pouquíssimos modos, como pelo casamento (a mulher adquire a casta do homem) ou pelo recrutamento militar (a pessoa torna-se um Dois).

A mãe de America (não gostei nem um pouco do jeito dela) só pensa em fazer com que suas filhas se casem com homens de castas superiores – e por isso nunca aceitaria o namoro de Meri, que o mantém escondido. Foi então que a oportunidade que a mãe de America esperava chegou, por meio de uma carta. Sua filhinha teria a oportunidade de ser uma Um – a casta dos nobres.


É claro que America não gostou da ideia. Mas após Aspen ter insistido que participasse e sua mãe a subornasse para tal, ela fez a inscrição. E não esperava que sua vida mudasse totalmente depois disso.

Chegando no palácio, conhece Maxon. O príncipe é totalmente diferente do que ela esperava. Ele até parece um homem... normal. E isso leva America a fazer algo completamente diferente do esperado: propõe um trato para que sua permanência seja garantida e, ainda, torna-se uma das mais cotadas a futuras princesas de Illéa. Será que isso vai dar certo?


Eu amei o livro. Li ele muito rápido, devorando cada detalhe e me colocando no lugar de America. Na minha opinião, ela daria uma ótima princesa – preocupada com a população mais carente e mais necessitada, pois já passou perto do que eles vivem. Ela se torna uma confidente do príncipe, criando uma amizade muito bonita e fazendo com que torçamos para que nasça algo a mais daí.

Sobre Aspen, que era descrito como ‘perfeito’ no início do livro, estranhei alguma de suas atitudes, mas imagino que em seu lugar, também faria muitas coisas iguais. Gostei muito das personagens apresentadas. Conheço muuitas (mesmo) Celestes da vida, que surgem somente para irritar você e tentar conquistar todos a sua volta com sua falsidade.

Gostei mesmo do livro. A capa é linda, a coroa (que eu tentei imitar e não consegui), que aparece em todos os capítulos, dá um toque especial. Amei conhecer America, Aspen, May, o Príncipe, Marlee, o pai de America. Todos são personagens muito fortes e com características que os descreve perfeitamente. Enfim, recomendo o livro para todos! É uma leitura que vai fazer com que seu dia passe muito mais rápido!

Veja a resenha de "A Elite" aqui.