Fotos Famosas #1: A Menina Afegã
A foto da esquerda é conhecida mundialmente. A foto da direita nem todos conhecem. O fato é que ambas as fotos retratam a mesma pessoa: Steve McCurry, após muita procura, conseguiu encontrar a garota que fez com que ficasse tão famoso, 18 anos depois da primeira vez que a viu.
O fotógrafo, em 1984, visitou um campo de refugiados no Paquistão, durante a invasão soviética no Afeganistão. Lá encontrou uma menina, de 12 anos, com olhos verdes grandes, expressivos e tristes.
A garota da foto é Sharbat Gula que, com apenas 6 anos de idade, já havia vivido o que muitos torcem para nunca passar: a menina conheceu o horror da guerra, vivenciou a perda dos pais, e a perda do vilarejo em que vivia com a família.
McCurry, assombrado com o sucesso da foto, resolveu se empenhar na busca de informações sobre Gula e, com a ajuda da National Geographic fez um documentário, lançado em 2002, após tê-la encontrado.
Sharbat Gula pertence ao grupo étnico Pashtun e vive em uma pequena aldeia no Afeganistão. Ela se casou e tem três filhos (a quarta morreu ainda bebê). Confirmaram sua identidade após o exame de íris. A mulher não sabia do impacto de sua foto - apenas lembrava de ter sido fotografada.
Aqui está um preview do documentário para vocês verem!
5 comentários!
Nossa... ela tá velha, né?
ResponderExcluirEla é capa de uma revista daqui de casa...
Da National Geographic? hahaha Ela foi a capa ganhadora dessa revista no ano em que a primeira foto foi tirada!
ExcluirSteve McCurry gênio!
ResponderExcluirEu já sabia. Gostei muito do texto.
ResponderExcluirÉ engraçado o que as duas fotos transmitem. A primeira: olhos grandes, assustados e vivos. Na segunda: olhos cansados, tristes e desconfiados.
E o que menos mudou nela é o que mais demonstra mudança: os olhos!
Curioso demais isso!
Parabéns!
O comentário acima disse tudo.
ResponderExcluirMuito interessante, desconhecia a história dela.
Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!
* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.