Fotos Famosas #1: A Menina Afegã

by - setembro 22, 2012

A foto da esquerda é conhecida mundialmente. A foto da direita nem todos conhecem. O fato é que ambas as fotos retratam a mesma pessoa: Steve McCurry, após muita procura, conseguiu encontrar a garota que  fez com que ficasse tão famoso, 18 anos depois da primeira vez que a viu.

O fotógrafo, em 1984, visitou um campo de refugiados no Paquistão, durante a invasão soviética no Afeganistão. Lá encontrou uma menina, de 12 anos, com olhos verdes grandes, expressivos e tristes.


A garota da foto é Sharbat Gula que, com apenas 6 anos de idade, já havia vivido o que muitos torcem para nunca passar: a menina conheceu o horror da guerra, vivenciou a perda dos pais, e a perda do vilarejo em que vivia com a família. 

McCurry, assombrado com o sucesso da foto, resolveu se empenhar na busca de informações sobre Gula e, com a ajuda da National Geographic fez um documentário, lançado em 2002, após tê-la encontrado.

Sharbat Gula pertence ao grupo étnico Pashtun e vive em uma pequena aldeia no Afeganistão. Ela se casou e tem três filhos (a quarta morreu ainda bebê). Confirmaram sua identidade após o exame de íris. A mulher não sabia do impacto de sua foto - apenas lembrava de ter sido fotografada.

Aqui está um preview do documentário para vocês verem! 


Para saber mais: [1], [2], [3] 

Leia também

5 comentários!

  1. Nossa... ela tá velha, né?
    Ela é capa de uma revista daqui de casa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da National Geographic? hahaha Ela foi a capa ganhadora dessa revista no ano em que a primeira foto foi tirada!

      Excluir
  2. Eu já sabia. Gostei muito do texto.
    É engraçado o que as duas fotos transmitem. A primeira: olhos grandes, assustados e vivos. Na segunda: olhos cansados, tristes e desconfiados.
    E o que menos mudou nela é o que mais demonstra mudança: os olhos!
    Curioso demais isso!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. O comentário acima disse tudo.
    Muito interessante, desconhecia a história dela.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons